O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS OLIMPÍADAS

As olimpíadas Tóquio 2020 estão chegando! O grande evento, que estava agendado para 2020, foi adiado para 2021 devido à pandemia e acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto. Mesmo assim, o nome permanece como Tóquio 2020.


Esta edição contará com 46 modalidades derivadas de 33 esportes, pelos quais mais de 11 mil atletas disputarão medalhas. O Brasil está enviando mais de 300 atletas para competir em 33 modalidades.


Os Jogos Olímpicos são a única competição atlética verdadeiramente global, multiesportiva e comemorativa do mundo, com participação de mais de 200 países dos cinco continentes.

As olimpíadas ainda despertam o interesse pelos esportes e passam uma mensagem de união entre as nações.


Aqui, nesse post, você encontrará um resumo com o que precisa saber sobre as olimpíadas e algumas indicações de sites para mais conteúdo e curiosidades.


ONDE ASSISTIR?

  • TV Globo - A emissora Globo tem exclusividade na TV aberta. Fará uma cobertura especial com 12 horas de programação.

  • SporTV - O canal fechado exibirá 4 canais simultâneos e 45 sinais disponíveis nos aplicativos dos Canais Globo e da Globo Play.

  • BandSports - O sinal do canal estará aberto aos assinantes da TV fechada, com 24 horas de conteúdo sobre os Jogos.


MODALIDADES - TÓQUIO 2020

São 46 modalidades, o Brasil está participando de 33 entre elas, as quais estão marcadas com ✅. Veja a lista completa dos atletas confirmados aqui ou conheça mais sobre os esportes olímpicos aqui.


  1. Atletismo ✅

  2. Badminton ✅

  3. Basquete

  4. Basquete 3x3

  5. Basebol/Softball

  6. Boxe ✅

  7. Canoagem Slalom ✅

  8. Canoagem Velocidade ✅

  9. Caratê

  10. Ciclismo de Estrada

  11. Ciclismo - BMX Corrida ✅

  12. Ciclismo - BMX Freestyle

  13. Ciclismo – Mountain bike ✅

  14. Ciclismo de pista

  15. Esgrima ✅

  16. Escalada

  17. Futebol ✅

  18. Ginástica Artística ✅

  19. Ginástica Rítmica ✅

  20. Ginástica de Trampolim

  21. Golfe

  22. Halterofilismo

  23. Handebol ✅

  24. Hipismo ✅

  25. Hóquei sobre a grama

  26. Judô ✅

  27. Maratona Aquática ✅

  28. Natação ✅💙

  29. Natação Artística

  30. Pentatlo moderno ✅

  31. Polo aquático

  32. Remo ✅

  33. Rugby sevens ✅

  34. Saltos ornamentais ✅

  35. Skate Street e Park ✅

  36. Surfe ✅

  37. Taekwondo ✅

  38. Tênis ✅

  39. Tênis de mesa ✅

  40. Tiro ✅

  41. Tiro com arco ✅

  42. Triatlo ✅

  43. Vela ✅

  44. Vôlei ✅

  45. Vôlei de praia ✅

  46. Wrestling - Luta Livre e Luta Greco-romana ✅


BREVE HISTÓRICO

A origem dos jogos olímpicos é tão antiga que se mistura com a tradição mitológica grega. Seus primeiros registros históricos são de 776 a.C, na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. A primeira edição começou com uma prova de corrida e mais modalidades foram sendo adicionadas com o passar do tempo. Curiosidade: Jogos da antiguidade.


Os Jogos de Olímpia eram tão importantes que as nações paravam as guerras para participar. As competições persistiram por séculos, mas com o declínio da civilização grega (a partir do séc IV a.C.) caíram no esquecimento.


As Olimpíadas da era moderna foram retomadas apenas em 1896, em Atenas, por iniciativa do aristocrata Pierre de Fredy, conhecido como Barão de Coubertin. Neste ano, participaram 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, tênis e natação.


Desde então, os jogos acontecem a cada quatro anos, sendo que foram interrompidos apenas durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais e adiados recentemente devido a pandemia do Covid-19.


JOGOS DE VERÃO E DE INVERNO

Os Jogos Olímpicos de Verão acontecem a cada 4 anos, intercalados com os Jogos Olímpicos de Inverno. Desta forma, temos competições a cada 2 anos. Os Jogos de Verão contam com 33 esportes, já os de Inverno, reúnem 15 esportes que envolvem gelo ou neve.


PARAOLIMPÍADAS

Paraolimpíadas ou Paralimpíadas é uma versão adaptada dos Jogos Olímpicos voltada para atletas portadores de deficiência física ou sensorial. Nela, as modalidades são adequadas às limitações dos competidores. O evento acontecerá em Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021, com 22 modalidades, das quais o Brasil competirá em 14, com 253 atletas. Na natação, serão 35 nadadores. Veja a lista com todos os convocados.


SÍMBOLO DAS OLIMPÍADAS

O símbolo das olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados que simbolizam os cinco continentes, cada um representado por uma cor: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho).


MASCOTES

As mascotes olímpicas são personagens criados para o evento por cada país anfitrião. Eles representam a cultura local e propagam mensagens e valores do movimento Olímpico, principalmente para o público infanto-juvenil.

Nestas Olimpíadas de Tóquio 2020, os personagens são:

- Jogos Olímpicos - Miraitowa (futuro + eternidade), representando o desejo de um futuro cheio de esperança nos corações de todas as pessoas do mundo.

- Jogos Paralímpicos - Someity (flor de cerejeira + “é possível"), inspirada nas flores de cerejeiras do Japão, seu poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas.


TOCHA OLÍMPICA

Um dos grandes símbolos das Olimpíadas é a Tocha Olímpica, também chamada de Pira Olímpica. A tocha faz uma homenagem às Olimpíadas da era antiga, retomando tradições da mitologia Grega na qual o fogo era algo sagrado. Na antiguidade, antes dos Jogos, os mensageiros percorriam as cidades carregando este fogo para anunciar o início da competição e dar uma trégua em todas as guerras e conflitos existentes.

Hoje, além da tocha carregar o significado de paz entre as nações, ainda se rememora antigas tradições gregas e seus significados. Cem dias antes das competições há uma cerimônia diante do templo de Hera, em Olímpia, na qual o fogo é inflamado por meio da luz do sol em um espelho côncavo. Esse fogo permanece aceso até os jogos e viaja por cidades gregas e localidades do país que receberá as Olimpíadas, sendo carregado e revezado por atletas.


MEDALHAS

Nas Olimpíadas são premiados os três primeiros lugares em cada competição ou torneio com as medalhas de ouro, prata e bronze. O ranking geral dos países é definido pela quantidade de medalhas de ouro, seguidas pelas de prata e, por último, de bronze.


NATAÇÃO NAS OLIMPÍADAS

Claro que não dá pra deixar a Natação sem um destaque especial, não é?

Por isso, teremos um novo post com mais detalhes na próxima semana.

Fique de olho para não perder!


Curtiu a publicação? Então envie para alguém que vai gostar de saber mais sobre as Olimpíadas!