SABER NADAR x DESLOCAR-SE NA ÁGUA. QUAL A DIFERENÇA?

Há diferença entre saber deslocar-se na água e saber nadar? Sim, muita!


Sempre que recebemos novos alunos perguntamos se eles já fizeram aulas de natação antes. Muitos respondem que nunca fizeram aulas, mas sabem nadar ou “sair do lugar” dentro da piscina.


De fato, sentir-se confortável na piscina e dominar o próprio corpo na água são pontos muito importantes para a sobrevivência aquática e também uma boa vantagem para o aprendizado da técnica da natação.


Ser capaz de locomover-se na água, no entanto, não garante a segurança e o condicionamento físico necessários para salvar-se diante de um acidente aquático ou enfrentar uma prova de concurso cronometrada.


No quesito segurança, o aprendizado da técnica é importante para sobrevivência aquática, pois possibilita o nadador enfrentar maiores distâncias, com maior velocidade e menor gasto de energia, além de preparar os reflexos do corpo para enfrentar possíveis adversidades.


Em relação ao condicionamento físico, o domínio da técnica também é necessário. Os exercícios que trabalham ganho de força e melhora cardiorrespiratória pedem postura adequada, coordenação e equilíbrio. Na água, esse controle corporal é muito diferente do ambiente terrestre, por isso, primeiro ensinamos a técnica para depois colocamos intensidade no nado. Do contrário, pode haver risco de lesões por esforços intensos de maneira inadequada. Vale ressaltar que, mesmo para os iniciantes na técnica, o ganho de condicionamento na natação é significativo.


Todos podem aprender a nadar e não é necessário nenhum conhecimento anterior para começar as aulas. Aqui, na Arena Club, o ensino da técnica é gradual, os alunos são divididos por níveis com crescentes graus de dificuldade e quantidade estilos de nado. Dessa forma, o desenvolvimento é potencializado.


E ai? Você quer aprender a nadar?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo