Projeto inverno: emagrecer com menos esforço

Atualizado: 10 de Mai de 2019



Seja por saúde, estética ou metas pessoais, há muita gente tentando emagrecer. É comum ver as academias encherem ao final do ano, para o famoso “projeto verão”. O que pouca gente sabe é que o inverno é a época do ano mais fácil de perder peso!

Não é nenhuma dieta mágica. É a lei natural do organismo: no inverno nós gastamos mais calorias para manter a temperatura ideal.


A caloria é uma unidade de medida para a energia dos alimentos. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, o que sobra é armazenado pelo corpo como gordura. Para perder gordura, precisamos ter um gasto de energia maior do que nossa ingestão de calorias.

É a mesma fórmula da conta do banco:

No inverno, o seu corpo está naturalmente gastando mais energia, então fica mais fácil de perder gordura.


E por que eu não emagreci no último inverno?


Simples, você comeu mais. Já percebeu que costumamos sentir muito mais fome nesse período? Essa é uma reação instintiva do nosso organismo, que busca alimentos altamente calóricos para formar uma camada de gordura que nos proteja do frio.


Mas isso não é uma desculpa para se entregar a gula, a feijoada e ao churrasco, ok? Apesar do instinto, nós realmente não precisamos dessa camadinha extra, pois podemos nos agasalhar com roupas.


O segredo básico para emagrecer é gastar mais calorias do que ingere. Então:

1. Escolha alimentos pouco calóricos e mais estimulantes.

2. Aumente gasto de energia.



Passar frio não é dieta


Não conclua errado, só o friozinho não vai secar a gordura. O que vai fazer você perder peso é o exercício físico. A vantagem principal da estação é que o corpo já está muito mais propenso a queimar calorias para aquecer, então é uma ótima hora para ajudar o organismo nessa tarefa. Não acha?


Quando nos exercitamos no verão, o corpo regula a temperatura suando, com isso perdemos muito líquido e às vezes temos a falsa impressão de emagrecimento rápido. Depois de tomar água, percebemos que nem tanto. (Vale lembrar: beber água é essencial em qualquer estação!).


No inverno, a regulação de temperatura é com a própria queima calórica. Então durante a atividade física, seu corpo vai estar queimando um pouco de gordura para aquecer e muito mais para o exercício. Resultado: perder gordura mais rápido e mais fácil.



Dica: faça natação no inverno


Para quem já nada, continue. Para quem ainda não pratica, é um ótimo momento para começar!


Não precisa ter medo. Aqui, na Arena Club, a piscina é aquecida, não vai doer e nem ficar doente. Mas aquela leve diferença de temperatura entre o corpo e a água já potencializa o exercício.


Quer ainda mais vantagens? Olha só:


- A natação tem uma alta queima de calorias;


- Tem baixo impacto para as articulações, ou seja, protege tecidos e músculos de lesões;


- É indicada para quem sofre com obesidade, pois a água diminui a sensação de peso do corpo e facilita os movimentos;


- Exercita todos os grupos musculares;


- Melhora a capacidade pulmonar, o que também acelera o emagrecimento, pois as células usam oxigênio para queimar gordura;


- Aumenta a disposição, pois melhora a capacidade cardiorrespiratória;


- Estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e até a celulite;

- É uma atividade prazerosa e relaxante.


Agora que você já conhece o segredo, está lançado o desafio. E aí, topa o PROJETO INVERNO?

#projetoinverno #inverno #nadar #natação #saúde #emagrecimento #qualidadedevida

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