POR QUE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?

Você já deve ter ouvido falar da famosa “zona de conforto”, como também muita gente dizendo que você precisa sair dela. Mas você sabe o que isso significa? Você deseja tomar essa atitude para a sua vida? Como fazer?




O QUE É ZONA DE CONFORTO?


Muito se confunde essa expressão com a ideia de uma vida confortável, repleta de luxos e facilidades, mas ela não tem a ver com posses e bens materiais. Na verdade, ela ilustra uma forma de pensar e uma atitude diante da vida.


Quando estamos seguindo uma rotina padrão, sem desafios, sem mudanças, sem buscar aprendizados significativos, cultivando o medo de correr riscos e evitando tudo que desperta o sentimento de ansiedade, podemos dizer que estamos dentro de nossa zona de conforto.


Quem vive na zona de conforto, está acomodado com sua situação, não se compromete, não busca progredir na carreira, evoluir como pessoa, ser melhor em sua família, em sua espiritualidade, enfim, apenas segue seus dias cumprindo o básico para sobreviver.


Ainda vale destacar que o “sair do conforto” não é sobre estar desconfortável, frustrado com as próprias tarefas, reclamando das obrigações. Muito pelo contrário, é sobre compreender que todo processo tem suas dificuldades e querer encarar desafios maiores, com positividade e boa disposição.


Olhe para a sua vida hoje. Você considera ela boa o suficiente? Já alcançou tudo o que gostaria em todas as suas áreas? Ou você deseja mais?



POR QUE SAIR DA ZONA DE CONFORTO?

Tudo muda o tempo todo, isso é um fato. Se não acompanharmos esse ritmo, ficamos para trás, se não estamos nos esforçando para melhorar, estamos piorando portanto.


O convite para sair da zona de conforto está ligado a ter uma atitude de mudança em direção ao que você deseja ser melhor, progredir para obter o sucesso almejado. Tal atitude, mais do que benéfica, é necessária.


É importante observar que essa mudança não deve ser uma fuga, como abandonar o emprego sem um plano ou lotar a agenda de atividades diversas, sem objetivo claro. A transformação é voltada para o crescimento, tendo em vista uma meta.



COMO SAIR DA MINHA ZONA DE CONFORTO?

Em primeiro lugar, tenha uma meta! Se você não tem clareza para onde está indo, é quase certo que se perderá no caminho.


Sonhe, visualize o que deseja e então planeje as ações que precisa realizar para avançar nesse objetivo. Ações de mudança exigem esforço, são difíceis, cansam e incomodam, é normal.


Isso não significa que devemos abraçar o mundo de uma vez, ok? Antes de querer nadar uma maratona, focamos em aprender a nadar, aperfeiçoar as técnicas e ir fazendo cada vez menos pausas na borda da piscina. Para saber como avançar, precisamos ter a consciência de onde estamos hoje e nos comprometermos a fazer um pouco a mais, consistentemente. Aliás, dar o primeiro passo parece desafiador, mas manter-se no caminho é muito mais. Como diz Karnal, o esforço é como banho, precisa ser diário.


Em falar em jornada… Você já deixou de arriscar algo por medo de errar? Já ficou estagnado diante de uma falha? A boa e a má notícia são uma só: errar é inevitável. Você é quem escolhe se o erro - que certamente virá - será motivo de frustração ou oportunidade de aprendizado. Errar não é confortável, mas desconforto não é o fim da linha, é só mais um desafio.


Sendo assim, siga em frente!



O CAMINHO DO ESPORTE

"O esporte treina o corpo e desenvolve a mente".

Sabia que o esporte é um ótimo meio de treinar habilidades emocionais e psicológicas?


Quando aprendemos uma técnica de natação, por exemplo, não assimilamos apenas um movimento físico novo, mas mostramos para nossa mente que somos capazes de:

  1. Aprender algo novo;

  2. Vencer medos e inseguranças;

  3. Insistir diante da falha;

  4. Ter pequenos avanços constantes;

  5. Superar desafios e dificuldades;

  6. Ter paciência com o processo;

  7. Visualizar os resultados dos esforços;

  8. Receber ajuda e orientação;

  9. Resistir a dor e ao desconforto;

  10. Tornar-nos mais fortes e aumentarmos nossa autoconfiança.


Aqui, na Arena Club, nós acreditamos em progredir constantemente e na necessidade de sair da zona de conforto, por isso afirmamos que SOMOS ATLETAS DA VIDA. Vivemos os ensinamentos do esporte como forma de alavancar o nosso desenvolvimento e buscamos proporcionar um ambiente de evolução física e mental para cada aluno. Não é atoa que o nosso propósito é contribuir para o sucesso de cada um.


Você espera mais da vida? Então tome uma atitude de mudança!


Se desejar, assim como nós, encarar seus desafios como atletas da vida, venha treinar com a gente!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo