PERDA DE AUTONOMIA NA TERCEIRA IDADE: O QUE FAZER?

Envelhecer pode trazer grandes inseguranças, como perder o equilíbrio, ossos frágeis, falta de força, pouca memória, conviver com dores, adquirir doenças e consequentemente perder a autonomia. É possível ter qualidade de vida na velhice? A resposta é SIM!


A prática de atividade física adequada somada a hábitos saudáveis pode retardar os sintomas do envelhecimento e até melhorar funções do corpo já prejudicadas, trazendo mais saúde, autonomia, longevidade e qualidade de vida!


O QUE É ENVELHECIMENTO?

O envelhecimento é um processo natural e progressivo, que envolve fatores biológicos, psíquicos e sociais. Segundo estudiosos, podemos entender o envelhecimento em 4 campos:

  • Idade cronológica: A idade em relação a data de nascimento;

  • Idade biológica: Relacionada às condições do organismo;

  • Idade psicológica: Engloba aspectos como capacidades de memória, aprendizagem e percepção;

  • Idade social: Como a cultura local entende o que é jovem ou velho e o seus papéis na sociedade.

É comum compreender a chamada “terceira idade” a partir dos 65 anos, contudo, não é possível definir o envelhecimento apenas pela idade cronológica, pois devemos considerar questões condições físicas, mentais e de saúde. Além disso, há influência de fatores genéticos, socioeconômicos, gênero, estilo de vida e saúde.




ATIVIDADE FÍSICA X SINTOMAS DO ENVELHECIMENTO


Os principais danos que o envelhecimento costuma trazer podem ser divididos em 5 grupos, são eles: sistema cardíaco, respiratório, músculo-esquelético, sistema nervoso e psico-social. Veja o que acontece em cada uma dessas áreas e como a atividade física atua nelas.


💓 SISTEMA CARDÍACO


Sintomas: fragilização do coração, hipertensão, colesterol, arteriosclerose e elevação do risco de infarto.


Exercitar-se faz: Exercitar o corpo estimula a circulação sanguínea, pois os músculos precisam crescer para corresponder ao esforço, então eles exigem mais sangue. O coração, que também é músculo, é diretamente beneficiado, pois as artérias coronárias ficam mais vigorosas e novos vasos sanguíneos podem ser criados.

Como resultado, há a regulação do colesterol, de triglicérides, controle da pressão arterial e prevenção de algumas doenças cardiovasculares, como doença cardíaca isquêmica, AVC, e doença vascular periférica. Mesmo quem já possui essas doenças manifestadas pode ter benefícios com um treinamento adequado.

Vale ressaltar que a continuação do tratamento com o cardiologista é indispensável, sendo que, na maioria das vezes, o próprio médico recomenda o paciente a exercitar-se.


👃 SISTEMA RESPIRATÓRIO


Sintomas: Perda de força e elasticidade pulmonar entre outras funções, levando a cansaço, falta de disposição e até dificuldade respiratória.


Exercitar-se faz: Os pulmões trabalham junto com o coração para, através do sangue, levar oxigênio aos músculos durante o exercício. Assim aumenta-se a capacidade pulmonar, reduzindo significativamente a sensação de cansaço e falta de ar nas tarefas diárias, como caminhadas, fazer movimentos rápidos, subir rampas ou escadas.

Apesar do exercício físico não restaurar os tecidos pulmonares de indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ainda há uma melhora significativa na qualidade de vida e até diminuição de riscos de agravamento da doença, reduzindo o risco de internação.


🕺 MÚSCULO-ESQUELÉTICO


Sintomas: perda de massa muscular, força, falta de equilíbrio, enrijecimento dos tendões, diminuição da densidade óssea, resultando em problemas como osteoporose, quedas, torções, luxações e fraturas. Também acontece a compressão dos discos da coluna, diminuindo a altura.


Exercitar-se faz: Os exercícios realizados de forma contínua no decorrer da vida podem prevenir muitas deficiências relacionadas à idade. Ele também é capaz de recuperar funções importantes para realização das tarefas diárias e laborais. A atividade física aumenta a massa muscular, promovendo ganho de força e sustentação do corpo, minimizando as dores na coluna, melhorando o equilíbrio e diminuindo o risco de quedas. Ainda previne e auxilia no tratamento da osteoporose, sendo capaz de, juntamente com a suplementação indicada pelo ortopedista, aumentar a densidade óssea e diminuir o risco de fraturas. Também auxilia na prevenção e tratamento de doenças como distrofia muscular e artrite reumatoide.


🧠 SISTEMA NERVOSO


Sintomas: redução no número de neurônios, na velocidade de condução nervosa, problemas nos reflexos, movimentos e coordenação motora.


Exercitar-se faz: O sistema nervoso central não possui capacidade reparadora, por isso é importante levar uma vida ativa para adiar essa perda. Ainda assim, é possível obter benefícios na terceira idade. O cérebro precisa receber oxigênio através do sangue para trabalhar bem, mas no envelhecimento, há um declínio no sistema circulatório. A atividade física pode melhorar o fluxo de sangue para o cérebro e a quantidade de oxigênio que alcança as células nervosas, fazendo o organismo trabalhar melhor.


🤝 PSICOLÓGICO E SOCIAL


Sintomas: Dificuldades em aprender novas tarefas, problemas de memória como para recordar nomes, números de telefones e objetos guardados. Também mudanças psicológicas diante da necessidade de adaptação a novos papéis sociais, falta de motivação, baixa-estima, auto-imagem baixa, dificuldade de mudanças rápidas, perdas orgânicas e afetivas, somatizações, paranoia, hipocondria, depressão e isolamento.


Exercitar-se faz: Como dito, o exercício leva mais oxigênio para o cérebro, isso influencia na positivamente na memória e raciocínio, prevenindo o declínio cognitivo.

A atividade física também melhora a saúde mental, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, pois equilibra o organismo e libera substâncias relacionadas ao prazer e ao bem estar. Há também melhor aceitação e domínio do próprio corpo, sensações de auto-eficácia, trazendo ganhos em autonomia, independência e autoestima. Essa segurança contribui para a melhora das relações sociais, que são de grande importância para a saúde psíquica, aliás, as atividades em grupo são ótimas para socializar, melhorar o humor e a qualidade de vida.


5 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA VIVER MAIS E MELHOR

✔ Dormir bem

✔ Não ter vícios

✔ Alimentação saudável

✔ Acompanhamento médico preventivo

✔ Socialização

✔ Mente ativa

✔ Atividade física adequada


Para ter benefícios com segurança, a atividade física deve ser ministrada pelo profissional de Educação Física, que é o especialista habilitado para isso. Há também exercícios mais adequados para quem já possui algumas debilidades, como a hidroginástica.


BÔNUS: BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

A hidroginástica é uma excelente atividade física, capaz de trazer os maravilhosos benefícios citados no artigo e mais outros específicos da atividade. O exercício na água é muito indicado para terceira idade, pois há baixo impacto para as articulações, beneficiando a quem sofre com dores e problemas músculo-esqueléticos com baixo risco de lesões. Além disso, o ambiente aquático auxilia na melhora da amplitude do movimento, flexibilidade e equilíbrio de maneira especial: dentro da água aquecida parece mais fácil executar movimentos que são travados em terra, sendo possível realizar um esforço real com maior conforto. Outro ponto importante é a diminuição do inchaço nas pernas, pois a pressão da água promove e troca venosa, melhorando a circulação.


Gostou? Então envie esse artigo para alguém que está precisando saber disso!



LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA 10 BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

Preciso fazer exercícios, mas sofro com dores. E agora?



FONTES:


INTER SCIENCE PLACE - O processo de envelhecimento: As principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos.

SCIELO - Atividade Física na Terceira Idade


#hidroginástica #terceiraidade #atividadefísica #saúde #qualidadedevida

ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.