Obesidade Infantil e Natação

A obesidade tem se tornado um problema grave em todo o mundo. Com as crianças não é diferente, elas sofrem muito com diversas doenças causadas pelo sobrepeso. Melhorar a saúde desses pequenos é urgente, pois as consequências podem ser gravíssimas.


A natação como atividade física é uma excelente aliada nessa luta, pois oferece benefícios que atuam diretamente contra as dificuldades das crianças com excesso de peso.

Imagem meramente ilustrativa. As crianças acima não são exemplo de obesidade.

O problema da obesidade infantil


A obesidade infantil pode decorrer de vários fatores, como genética, transtornos alimentares, ansiedade e vida sedentária.


A Organização Mundial da Saúde acusa a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e prevê que até 2025 possa haver 75 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade no mundo se não tomarmos atitudes quanto a isso.


Hoje, no Brasil, mais de 50% da população (adulta e infantil) está acima do peso. No sul do país, o sobrepeso está presente em 35,9% das crianças entre 5 e 9 anos e 24,6% entre jovens de 10 a 19 anos.


Prejuízos da obesidade para a saúde


Uma criança obesa tem grandes chances de se tornar um adulto obeso. Mesmo na infância, ela pode desenvolver problemas ortopédicos, gordura no fígado, colesterol, diabetes tipo 2, apneia do sono (distúrbio em que respiração falha, várias vezes, enquanto dorme), hipertensão e outras doenças cardiovasculares.


Além disso, ela pode vir a ter efeitos psicológicos e afetivos se for vítima de exclusão e estigmatização em razão do seu sobrepeso.


Natação contra a obesidade


Na luta contra o sobrepeso, junto aos essenciais cuidados com a alimentação é necessário que a criança fuja da vida sedentária.


Para os pequenos acostumamos a passar horas em frente a televisão e ao videogame, iniciar uma atividade física pode ser bastante difícil. Mesmo as crianças mais ativas, por vezes, não tem disposição devido a fadiga comum aos obesos.


A natação, porém, é uma grande aliada nesse sentido, pois as aulas têm um componente que muda tudo: a ludicidade.


Por si só, estar dentro da piscina com outras crianças já é divertido, unido a isso, está o fato de que os exercícios das aulas são conduzidos com brincadeiras, músicas, histórias e desafios, o que estimula o imaginário da criança e aumenta a motivação para a prática da atividade.


Veja o que mais a natação pode fazer pelas crianças que sofrem com sobrepeso:


Benefícios da natação para crianças com sobrepeso


- Leveza

Muitas crianças com sobrepeso têm dificuldades em algumas brincadeiras que exigem habilidades físicas. Isso pode acarretar auto-exclusão e aumento do sedentarismo.

Dentro da piscina porém, não há essas limitações de movimento, pois a água causa sensação de leveza e facilita a locomoção. A brincadeira então se torna mais fácil, divertida, duradoura e consequentemente com maior gasto calórico.


- Proteção das articulações

O sobrepeso pode gerar problemas ortopédicos e articulares, o que poderia até machucar uma criança que tentasse fazer uma corridinha. A natação é uma atividade de baixo impacto, portanto não há prejuízo para o corpo.


- Queima de calorias

Mesmo diante da sensação de leveza e facilidade de movimentação, a natação queima muitas calorias e ajuda a na perda de gordura e manutenção do peso ideal.


- Fortalecimento da musculatura

A natação exercita todos os grupos musculares, fortalecendo o corpo como um todo e ajudando a criança a ter mais firmeza para executar as demais atividades com segurança.


- Aumento da disposição

Chega de ficar ofegante! Nadar melhora a respiração, aumenta a capacidade pulmonar e dá mais disposição.


- Diminuição do risco de doenças cardíacas

A prática de atividade física ajuda diminuição de gordura nas artérias e regulação do colesterol, fortalece a saúde cardiorrespiratória e melhora a circulação sanguínea.


- Autoestima, socialização e melhora do humor

O domínio das atividades na piscina ajudam na autoestima da criança. As brincadeiras em grupo promovem a melhora da socialização e do humor. Além disso, a prática da natação gera reações positivas no cérebro que conduzem a melhora do humor e da saúde psicológica.


Viu como a natação pode ajudar diretamente nessa luta? Compartilhe esse post e ajude na conscientização pela saúde das crianças.


------

Dados sobre obesidade no mundo: Mapa da obesidade

------ #crianças #nataçãoinfantil #obesidade #sobrepeso #saúde #atividadefisica #qualidadedevida

9 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.