
A chegada do inverno pode ser muito difícil para quem sofre com problemas respiratórios como asma, rinite, sinusite e bronquite, pois nessa época as crises costumam aumentar. Além disso, parece que ficamos mais frágeis a gripes e resfriados, não é mesmo?
Diante disso, muitos pais tiram seus filhos da natação, com medo de que adoeçam e até muitos adultos evitam as aulas. Mas essa é realmente a melhor opção?
Na verdade, a natação ajuda no tratamento de doenças respiratórias, diminui a frequência de crises e previne gripes e resfriados. Então:

COMO A NATAÇÃO PODE AJUDAR?
A UMIDADE
No inverno, a umidade do ar fica mais baixa, o que prejudica as vias respiratórias. Nesse sentido, o ambiente úmido e aquecido da piscina é um excelente aliado no tratamento de problemas respiratórios e resfriados.
Estar nesse ambiente funciona de forma semelhante a uma vaporização (aquela inalação sem o aparelho), ajudando a hidratar as vias respiratórias, evitando o ressecamento, prevenindo alergias e crises. Essa umidade também auxilia na troca gasosa, ou seja, a inspirar e expirar melhor.
A ÁGUA
Além da umidade facilitar o fluxo da respiração, a água tem propriedades que fortalecem a estrutura pulmonar.
Quando estamos dentro da piscina, nos sentimos mais leves, pois a água exerce uma força sobre o corpo chamada empuxo. Essa propriedade, ajuda na melhor contração da musculatura das costas, do abdômen e de todo o tronco, facilitando a inspiração.
Combinado a isso, há outra força na água, chamada pressão hidrostática, que ajuda na expiração. Essa pressão comprime a musculatura responsável por colocar o ar para fora, esvaziando os pulmões.
Assim, as forças da água naturalmente trabalham em benefício de quem está com a respiração obstruída ou apresenta dificuldades em inspirar e expirar.
O EXERCÍCIO
A natação fortalece os músculos do tórax, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões através dos exercícios de controle da respiração. Isso amplia a capacidade de absorver oxigênio, o que melhora a saúde pulmonar e aumenta a sensação de disposição.
Além disso, os movimentos de braços e pernas melhoram a circulação sanguínea, ajudando na saúde como um todo.
A prática de atividade física reforça o sistema imunológico, tornando o organismos muito mais resistente a gripes, resfriados e viroses.
Agora que você já sabe porque deve continuar a nadar, não deixe de conferir algumas dicas importantes que vão ajudar a evitar resfriados: Cuidados necessários no inverno.
#natação #saúde #qualidadedevida #respiração #problemasrespiratórios #asma #bronquite #rinite #resfriado #inverno