Natação no inverno X problemas respiratórios


A chegada do inverno pode ser muito difícil para quem sofre com problemas respiratórios como asma, rinite, sinusite e bronquite, pois nessa época as crises costumam aumentar. Além disso, parece que ficamos mais frágeis a gripes e resfriados, não é mesmo?


Diante disso, muitos pais tiram seus filhos da natação, com medo de que adoeçam e até muitos adultos evitam as aulas. Mas essa é realmente a melhor opção?


Na verdade, a natação ajuda no tratamento de doenças respiratórias, diminui a frequência de crises e previne gripes e resfriados. Então:



COMO A NATAÇÃO PODE AJUDAR?


A UMIDADE


No inverno, a umidade do ar fica mais baixa, o que prejudica as vias respiratórias. Nesse sentido, o ambiente úmido e aquecido da piscina é um excelente aliado no tratamento de problemas respiratórios e resfriados.


Estar nesse ambiente funciona de forma semelhante a uma vaporização (aquela inalação sem o aparelho), ajudando a hidratar as vias respiratórias, evitando o ressecamento, prevenindo alergias e crises. Essa umidade também auxilia na troca gasosa, ou seja, a inspirar e expirar melhor.


A ÁGUA


Além da umidade facilitar o fluxo da respiração, a água tem propriedades que fortalecem a estrutura pulmonar.


Quando estamos dentro da piscina, nos sentimos mais leves, pois a água exerce uma força sobre o corpo chamada empuxo. Essa propriedade, ajuda na melhor contração da musculatura das costas, do abdômen e de todo o tronco, facilitando a inspiração.


Combinado a isso, há outra força na água, chamada pressão hidrostática, que ajuda na expiração. Essa pressão comprime a musculatura responsável por colocar o ar para fora, esvaziando os pulmões.


Assim, as forças da água naturalmente trabalham em benefício de quem está com a respiração obstruída ou apresenta dificuldades em inspirar e expirar.


O EXERCÍCIO


A natação fortalece os músculos do tórax, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões através dos exercícios de controle da respiração. Isso amplia a capacidade de absorver oxigênio, o que melhora a saúde pulmonar e aumenta a sensação de disposição.


Além disso, os movimentos de braços e pernas melhoram a circulação sanguínea, ajudando na saúde como um todo.


A prática de atividade física reforça o sistema imunológico, tornando o organismos muito mais resistente a gripes, resfriados e viroses.

Agora que você já sabe porque deve continuar a nadar, não deixe de conferir algumas dicas importantes que vão ajudar a evitar resfriados: Cuidados necessários no inverno.



#natação #saúde #qualidadedevida #respiração #problemasrespiratórios #asma #bronquite #rinite #resfriado #inverno

91 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.