NATAÇÃO: INTENSIDADE OU RELAXAMENTO?

A natação é um esporte bom para todas as idades, condicionamentos físicos e gostos. Enquanto alguns procuram-na como atividade de relaxamento, outros buscam na natação um meio de superação de desafios e conquista de um condicionamento físico invejável.


Mas afinal, as aulas terão mais intensidade ou relaxamento? A intensidade do treino pode ser adaptada de acordo com o objetivo principal do aluno. O esporte consegue trazer melhoras no condicionamento e alívio de estresse simultaneamente, mas para obter os resultados almejados, vale entender melhor sobre o assunto.



BAIXA INTENSIDADE

Quem não pode executar ou não tem interesse em atividades físicas intensas, costuma encontrar na natação um ótimo meio de sair do sedentarismo e obter ganhos para a saúde física e mental. Os treinos mais leves podem ter menor enfoque no desenvolvimento do condicionamento físico, mas ainda são capazes de ajudar no combate à ansiedade, alívio de estresse, relaxamento, postura, melhora do humor, da autoestima e muito mais. Vale lembrar que a natação é um esporte de baixo impacto para as articulações, por ser praticada no meio aquático, sendo assim, mesmo aulas mais vigorosas não trazem prejuízo para as articulações. Conheça os benefícios de nadar:


Relaxamento muscular

Os exercícios da natação promovem alongamentos eficientes e relaxam a musculatura. Ainda, temos as propriedades da água como aliadas para o relaxamento, pois a pressão e o atrito promovem uma espécie de massagem em todo o corpo.


Alívio do estresse e controle da ansiedade

Praticar natação libera substâncias no cérebro que auxiliam na melhora do humor, sensação de prazer, bem estar e diminuição da ansiedade. As atividades aquáticas, ainda promovem o relaxamento, a sensação de conforto e prazer da água aquecida, como também servem de válvula de escape para diminuição do estresse. Vale ressaltar que, mesmo sendo uma ótima aliada no tratamento de casos de ansiedade e depressão, nadar não substitui o acompanhamento psicológico profissional.


Alívio de dores

A natação pode trazer diminuição do quadro dores e até a recuperação de algumas lesões. Isso acontece, entre outros fatores, porque a água aquecida promove uma massagem muscular relaxante ao mesmo tempo em que fortalece o corpo, evitando maiores desgastes. Ainda, por ser em meio líquido, tem baixo impacto para as articulações e não oferece sobrecarga em áreas frágeis.

Leia também: Preciso fazer exercícios, mas sofro com dores. E agora?


Redução de inchaços

As aulas de natação ajudam na redução de inchaços (edemas) ao estimular a circulação sanguínea e favorecer muito o retorno venoso, com auxílio da pressão da água e do posicionamento horizontal do exercício.


Melhora da Postura

Na natação, a postura adequada é exercitada durante todo o treino para manter o equilíbrio na horizontal. Ainda, o esporte atua no fortalecimento da musculatura do centro do corpo (O CORE), responsável pela sustentação e manutenção da postura. Essa atividade é comumente indicada por especialistas para auxiliar no tratamento de casos de lordose, escoliose e cifose.

Leia também: NADAR CORRIGE A POSTURA?


Concentração, memória e raciocínio

Praticar natação regula o sono - essencial para o bom funcionamento mental - e melhora as funções cerebrais ao ampliar a captação e transporte de oxigênio para o cérebro, ajudando na memória e raciocínio. O esporte também estimula a concentração por exercitar a consciência corporal e controle da respiração.

Leia também: Falta de concentração e baixa produtividade. E agora?


Autoestima

A natação ajuda a autoestima ao contribuir para boa saúde, melhores condições físicas e na conquista da própria expectativa estética. Além disso, traz desafios físicos e psicológicos, que quando vencidos, promovem a sensação de satisfação pessoal e reconhecimento da própria capacidade, influenciando na autoimagem.

Leia também: A ATIVIDADE FÍSICA MELHORA A AUTOESTIMA



ALTA INTENSIDADE

Os treinos de alta intensidade são dinâmicos e motivadores, são ótimos para quem é competitivo, busca desafios e superação. Além disso, oferecem grandes ganhos para o condicionamento físico, com melhora da saúde, disposição e fortalecimento muscular. Vale ressaltar que os benefícios obtidos nos treinos de baixa intensidade também são válidos aqui.


Cardiorrespiratório

A prática regular de natação ajuda a ampliar a capacidade pulmonar, ao absorver maior quantidade de oxigênio e distribuir pelo corpo através do sistema circulatório, deixando-o mais saudável. Isso traz melhor aproveitamento de energia e resistência, prolongando a disposição.


Fortalecimento muscular

Nadar trabalha todos os grupos musculares através de seus diferentes nados, fortalecendo o corpo como um todo, com baixo impacto para as articulações. Quando o objetivo é hipertrofia, a natação não é a mais indicada para resultados rápidos, contudo é uma excelente aliada da musculação para obter o melhor potencial.

Leia também: Natação e Musculação


Queima calórica

Nadar é uma atividade que tem alta queima calórica. Pode ser eficiente na manutenção do peso corporal e diminuição dos níveis de gordura. Por ser muito prazerosa, é ótima para quem deseja sair do sedentarismo e conseguir manter a rotina de atividade física. É também muito indicada para pessoas que sofrem com danos da obesidade nas articulações, pois é um exercício de baixo impacto para as áreas fragilizadas, além de possibilitar maior amplitude de movimento, melhorar a circulação e reduzir inchaços.

Leia também: Projeto inverno: emagrecer com menos esforço


Motivação e Superação

Você gosta de desafios? A natação é um esporte que estimula a descoberta dos próprios limites, constante superação e aperfeiçoamento técnico. As pequenas vitórias do dia a dia trazem mais satisfação para os treinos, motivando a continuar evoluindo. Como consequência, o comportamento de dedicação e esforço pela conquista das próprias metas acaba se manifestando em vários aspectos da vida.

Leia também: NATAÇÃO, SUPERAÇÃO E BONS HÁBITOS



E ai? Qual é seu objetivo principal na natação? Está treinando na intensidade adequada para conquistar os resultados que você procura?

Não deixe de conversar com seu professor sobre suas intenções com o esporte e siga as suas orientações para aproveitar o melhor das aulas.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.