NATAÇÃO E SAÚDE MENTAL

Você sabe o que é saúde mental?


Saúde mental está relacionado a maneira com que reagimos e lidamos com os desafios da vida, o equilíbrio do emocional e do psicológico. Apesar de não existir uma definição oficial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tal conceito vai muito além da ausência de doenças mentais, sendo que o “ter saúde” está ligado ao estado de bem-estar físico, mental e social. Conservar a mente saudável é essencial para se ter qualidade de vida e bem desempenhar seus papéis na sociedade, suas habilidades pessoais e profissionais.


Altos níveis de estresse, ansiedade depressão são as formas mais comuns de transtornos que afetam a saúde mental. Fatores como excesso de pensamento negativos, vícios em jogos, álcool ou drogas e uso excessivo de internet podem contribuir para o desgaste da saúde da mente e até desencadear transtornos mais severos.


Assim como o nosso físico, a nossa mente precisa de atenção e cuidados. É de extrema importância falar sobre o tema, para assim ser capaz de reconhecer os sinais de que as coisas andam fora dos trilhos, adotar hábitos positivos que previnam tal desgaste ou que contribuam na recuperação, assim como saber a hora certa de buscar ajuda profissional. Pessoas que sofrem de transtornos mentais não devem ser vítimas de discriminação, tratadas como fracas ou desequilibradas, pois todos estamos sujeitos a sofrer de tais males, em maior ou menor grau. Superar os mitos e preconceitos sobre os cuidados com a mente permite a busca de soluções e tratamentos adequados que podem devolver a qualidade de vida e a alegria de viver.


COMO MANTER A SAÚDE MENTAL?


Alguns hábitos positivos podem ajudar muito a manutenção da saúde mental. Confira:

Auxílio profissional

Para começar é importante destacar que ninguém melhor do que um profissional como psicólogo ou psiquiatra para estabelecer o diagnóstico adequado e conduzir o tratamento do problema. Principalmente em casos mais graves, o acompanhamento médico é indispensável, muitas vezes sendo necessário terapia e uso de medicações.


Alívio do estresse e controle da ansiedade

Atos níveis de estresse prejudicam a saúde da mente e do corpo, podendo trazer uma série de consequências graves, como doenças psicossomáticas, Síndrome de Burnout, crises de ansiedade e depressão. É importante reconhecer os limites pessoais e adotar hábitos de relaxamento e válvulas de escape no dia a dia. Também é preciso trabalhar o autoconhecimento para reconhecer os gatilhos de ansiedade, tratar as inseguranças, lutar contra os pensamentos negativos e saber reagir fisicamente aos indicadores de crise.


Bom sono e boa alimentação

Ter um sono regular e suficiente é necessário para o funcionamento adequado do organismo. Durante o sono são liberadas importantes substâncias responsáveis pelo bem-estar, que atuam regulando o humor e o estresse. A falta de sono pode ainda acarretar doenças físicas que impactam o emocional.

Manter hábitos alimentares adequados também é fator de grande influência para o funcionamento de todo o organismo, incluindo as funções mentais. Muitos alimentos elementos essenciais para evitar desajustes como transtornos de humor e estados depressivos.


Vida Social

O isolamento e a carência podem deixar as pessoas mais vulneráveis aos problemas depressivos. Ter uma vida social e cultivar relações saudáveis é de grande importância para manutenção da saúde mental e é requisito básico para se ter qualidade de vida.


Prática de atividade física

A prática de atividade física pode ser o ponto de partida de muitos hábitos saudáveis e ainda corresponder diretamente às necessidades físicas e mentais para prevenir e até auxiliar no tratamento de transtornos mentais, sendo comumente indicada por psicólogos e psiquiatras. Ela libera descargas de substâncias no cérebro capaz de regular as funções mentais, melhorar o humor, regular o sono, o apetite, aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, o estresse e até a depressão. A prática de atividade física pode ser o ponto de partida de muitos hábitos saudáveis e ainda corresponder diretamente às necessidades físicas e mentais para prevenir e até auxiliar no tratamento de transtornos mentais.


NADANDO EM SAÚDE


A natação é uma excelente atividade física para o corpo e também para a mente. Seus benefícios estão intimamente relacionados com o desenvolvimento dos hábitos positivos essenciais, a regulação das funções do corpo e o alívio do estresse, contribuindo diretamente para a melhora da saúde mental. Veja os principais ganhos para a mente:

  • Regula o sono e o apetite;

  • Melhora o humor;

  • Alivia o estresse;

  • Combate a depressão;

  • Controle de ansiedade;

  • Melhora a concentração;

  • Aumento da produtividade;

  • Aumento da disposição;

  • Melhora a autoestima;

  • Facilita a adoção de hábitos saudáveis.


Quer saber mais? Confira essas publicações do blog:




Veja todas as publicações do blog aqui.



FONTES:

EINSTEN - Saúde Mental

SECRETARIA DA SAÚDE - GOVERNO DO PARANÁ - Saúde Mental

HOSPITAL SANTA MONICA - A saúde mental e a importância dela na vida das pessoas



277 visualizações0 comentário