NATAÇÃO E MUSCULAÇÃO

Você sabia que a Natação e a Musculação são atividades mutuamente benéficas? A natação potencializa o treino de musculação, pois ela aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea, diminui as dores e recupera o corpo das microlesões. Por sua vez, a musculação fortalece e desenvolve com mais intensidade musculaturas utilizadas na natação, promovendo melhores resultados na piscina.


Veja como essa combinação pode ser positiva!



Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

É fôlego que você quer? A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo resistir à fadiga e sustentar os esforços. Para isso, é necessário a captação e distribuição de oxigênio para a musculatura através do sangue, gerando energia. Isso exige esforços dos sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e do respiratório (pulmões).


A natação tem grande ganho para o cardiorrespiratório, pois consegue trazer melhorias para os dois sistemas. O movimento dos nados promovem a abrangência da caixa torácica, permitindo a entrada de mais oxigênio e aumentando a capacidade pulmonar com os treinos. O coração também é fortalecido com os exercícios aeróbicos, gastando energia com mais eficiência e melhorando comportamento da frequência cardíaca. Ainda há proveito na circulação sanguínea através dos exercícios e das propriedades da água. A soma desses benefícios gera ótimos resultados!



Fortalecimento com baixo impacto

A musculação visa o fortalecimento de musculaturas específicas, mas pode abranger o corpo inteiro ao combinar exercícios que trabalhem os diferentes grupos musculares. Objetivos como a hipertrofia podem se utilizar de exercícios de alta intensidade e alto impacto.


Enquanto isso, a natação exercita todos os grupos musculares na soma de seus estilos, desenvolvendo força, resistência e velocidade. A atividade tem baixo impacto para as articulações por ser realizada em meio aquático. Essa característica a torna uma excelente combinação com atividades de alto impacto, sendo possível aumentar o rendimento esportivo ao intercalar os treinos com uma recuperação ativa.



Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade

A natação desenvolve a consciência corporal de forma distinta, pois traz estímulos novos ao cérebro. Os movimentos praticados nos nados não fazem parte do cotidiano e o ambiente aquático possibilita uma amplitude de movimento muito maior, exigindo mais do cérebro e ampliando a consciência corporal. A partir daí também há ganhos para a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e lateralidade.



Postura e equilíbrio

A postura correta é essencial para desempenhar bem qualquer exercício e evitar lesões. A natação trabalha de forma eficiente o fortalecimento do CORE, que são os músculos “do centro de força”, responsáveis por manter a estabilidade do tronco e o equilíbrio do corpo. O meio líquido exige constante esforço para manter a posição do corpo e a movimentação de membros dentro da água, exigindo melhor sustentação corporal, melhorando a postura e o equilíbrio.



Relaxamento muscular e recuperação ativa

É comum a musculação, com suas cargas e repetições, gerar microlesões nas fibras musculares, pois são tais microlesões que ativam o crescimento e fortalecimento do músculo. Contudo, esse esforço de crescimento aliado às substâncias acumuladas na músculo costumam causar dores.


A natação ajuda na recuperação e diminuição das dores do treino, pois os movimentos realizados na piscina promovem um alongamento, enquanto a pressão da água atua no corpo com um efeito de massagem, ativando a circulação, promovendo o relaxamento muscular, reduzindo as dores e auxiliando na reabilitação de lesões. Ainda, a melhora na circulação sanguínea obtida da natação, torna a irrigação dos tecidos mais efetiva, facilitando a reconstrução muscular das microlesões.


Mesmo trazendo um relaxamento muscular, a natação oferece uma recuperação ativa, pois essa atividade ao mesmo tempo que recupera, trabalha o fortalecimento muscular. Assim, aliar a natação aos treinos de musculação pode potencializar muito o rendimento.


A MUSCULAÇÃO PARA NADADORES

O contrário também é válido! A musculação é muito benéfica para os nadadores e potencializa o desempenho, pois fortalece as principais musculaturas exigidas na piscina. Treinos específicos para este objetivo podem aprimorar a eficiência do nado, ajudar a realizar braçadas mais precisas, aumentar a velocidade e fortalecer o abdômen para melhor sustentação na água. Ainda, para atletas de alto rendimento, a musculação pode ajudar na prevenção de possíveis lesões ao tornar o corpo mais firme e resistente.


Vale destacar que o acompanhamento profissional qualificado é necessário para todas as atividades físicas e crucial para os esportes de alto rendimento.

Além da musculação, outras atividades podem fazer uma bela combinação com a natação. Veja só:

- Natação e Crossfit

- Natação e Corrida

- Natação e Ciclismo


Quer conhecer melhor a natação? Agende uma aula experimental com a gente! É fácil e não tem custo. Vem nadar!

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