NATAÇÃO E CROSSFIT

Natação e Crossfit, essa dupla dá um bom match! Eles têm em comum a capacidade de trabalhar diversas habilidades, como força, resistência, potência, coordenação e muito mais. Estes esportes possuem características complementares e mutuamente benéficas, ou seja, praticar ambos pode trazer ótimos resultados.


Além de ser uma modalidade competitiva dentro do crossfit, a natação pode potencializar o rendimento dentro desse esporte. O contrário também é válido: os nadadores podem obter grandes benefícios praticando crossfit. Vale destacar logo de início, que o acompanhamento profissional qualificado é necessário para todas as atividades físicas e crucial para os esportes de alto rendimento.


Veja como essa combinação pode ser positiva!


A NATAÇÃO PARA CROSSFITEIROS

Fôlego, potência, velocidade, resistência, postura, consciência corporal, coordenação motora, flexibilidade e relaxamento muscular. A natação tem ingredientes paro o sucesso dos crossfiteiros!



Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

É fôlego que você quer? A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo resistir à fadiga e sustentar os esforços. Para isso, é necessário a captação e distribuição de oxigênio para a musculatura através do sangue, gerando energia. Isso exige esforços dos sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e do respiratório (pulmões).


A natação tem grande ganho para o cardiorrespiratório, pois consegue trazer melhorias para os dois sistemas. O movimento dos nados promovem a abrangência da caixa torácica, permitindo a entrada de mais oxigênio e aumentando a capacidade pulmonar com os treinos. O coração também é fortalecido com os exercícios aeróbicos, gastando energia com mais eficiência e melhorando comportamento da frequência cardíaca. Ainda há proveito na circulação sanguínea através dos exercícios e das propriedades da água. A soma desses benefícios gera ótimos resultados!



Trabalha a musculatura com baixo impacto

A natação exercita todos os grupos musculares, ajudando em seu fortalecimento, resistência e velocidade. O treino de natação não tem o objetivo de hipertrofia, mas gera bons resultados de maneira bem equilibrada. A soma dos diversos estilos e movimentos executados nos treinos de natação conseguem abranger todo o corpo, exercitar e fortalecer a musculatura de bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral, dorsal, abdominal, trapézio, glúteos, posteriores das coxas, músculos internos das pernas, panturrilhas, músculos adutores, entre outros. Só a resistência da água já é capaz de trabalhar a força, mas é possível adicionar equipamentos e exercícios específicos para aumentar o esforço.


Devido ao crossfit ser um esporte de alta intensidade, as lesões são comuns entre seus praticantes. Diante disso, nadar pode ser a solução, pois essa atividade tem baixo impacto para as articulações e promove o relaxamento muscular, ajudando a continuar ativo no período de recuperação de lesões, mantendo o rendimento esportivo e auxiliando na reabilitação. O relaxamento muscular acontece com a ajuda das propriedades da água, podendo diminuir as dores musculares dos treinos intensos, o que aliado a boa circulação sanguínea pode acelerar a recuperação de forma ativa.


Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade

A natação desenvolve a consciência corporal de forma distinta, pois traz estímulos novos ao cérebro. Os movimentos praticados nos nados não fazem parte do cotidiano e o ambiente aquático possibilita uma amplitude de movimento muito maior, exigindo mais do cérebro e ampliando a consciência corporal. A partir daí também há ganhos para a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e lateralidade.


Postura e equilíbrio

A postura correta é essencial para desempenhar bem qualquer exercício e evitar lesões. A natação trabalha de forma eficiente o fortalecimento do CORE, que são os músculos “do centro de força”, responsáveis por manter a estabilidade do tronco e o equilíbrio do corpo. O meio líquido exige constante esforço para manter a posição do corpo e a movimentação de membros dentro da água, exigindo melhor sustentação corporal, melhorando a postura e o equilíbrio.


Competição

No Crossfit há importantes competições que incluem a natação nas provas. Para atletas dessa modalidade obterem melhores resultados na piscina não basta saber “se virar” na água. Ter domínio da técnica da natação faz total diferença na competição, sendo que a redução de alguns segundos na piscina pode ser decisiva para vitória. As aulas de natação trabalham habilidades específicas para o melhor deslocamento na água, propulsão de membros, respiração e coordenação. Aliás, incluir as aulas de natação na preparação competitiva auxiliará não apenas na técnica do nado, como também no rendimento como um todo.

O CROSSFIT PARA NADADORES

Atletas de natação também podem obter benefícios com a prática de Ccrossfit. Para melhor eficiência do nado é importante trabalhar o fortalecimento muscular, o ganho de potência e a velocidade. O Crossfit consegue atender muito bem a esta demanda como atividade complementar a natação, preparando a musculatura para manter a intensidade e melhorando a agilidade. Com os treinos direcionados ao objetivo do nado, é possível ter ganhos significativos no rendimento aquático. Para quem já nada, vale pedir a orientação do seu professor para melhor definição dos objetivos das atividades complementares e assim extrair o melhor dos treinos.

Além do Crossfit, outras atividades podem fazer uma bela combinação com a natação. Veja só:

- Natação e ciclismo

- Natação e corrida

- Natação e musculação


Quer conhecer melhor a natação? Agende uma aula experimental com a gente! É fácil e não tem custo. Vem nadar!

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