NATAÇÃO E CORRIDA

Você é corredor e deseja melhorar o seu rendimento? Venha conhecer os segredos de sucesso na natação!


Nadar pode ajudar você a ter fôlego para muitos quilômetros, resistência para as estradas mais inclinadas e um fortalecimento muscular completo. Essa atividade ainda promove o relaxamento muscular e auxilia na recuperação de lesões. Vale destacar, logo de início, que o acompanhamento profissional qualificado é necessário para todas as atividades físicas e crucial para os esportes de alto rendimento.


Conheça os benefícios da natação para corredores!



Fôlego e disposição

O segredo para ter mais fôlego e aumentar a disposição é ter uma boa capacidade cardiorrespiratória. A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo resistir à fadiga e sustentar os esforços. Para isso, é necessário a captação e distribuição de oxigênio para a musculatura através do sangue, gerando energia. Isso exige esforços dos sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e do respiratório (pulmões).


A natação tem grande ganho para o cardiorrespiratório, pois consegue trazer melhorias para os dois sistemas. O movimento dos nados promovem a abrangência da caixa torácica, permitindo a entrada de mais oxigênio e aumentando a capacidade pulmonar com os treinos. O coração também é fortalecido com os exercícios aeróbicos, gastando energia com mais eficiência e melhorando comportamento da frequência cardíaca. A soma desses benefícios gera ótimos resultados!



Melhora da circulação sanguínea

Como já dissemos, a natação trabalha os sistemas cardiovasculares, melhorando a circulação sanguínea. Além do efeito benéfico dos exercícios, há a influência das propriedades da água como, por exemplo, a baixa gravidade que favorece a circulação sanguínea.


Força e resistência

Enquanto a corrida trabalha de forma intensa os membros inferiores, a natação exercita todos os grupos musculares, ajudando em seu fortalecimento e resistência. Nadar fortalece as fibras de contração lenta, que são as mais utilizadas na corrida, mas muito além disso, a soma dos diversos estilos e movimentos executados nos treinos de natação conseguem abranger todo o corpo, exercitar e fortalecer a musculatura de bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral, dorsal, abdominal, trapézio, glúteos, posteriores das coxas, músculos internos das pernas, panturrilhas, músculos adutores, entre outros.


O treino de natação não tem o objetivo de hipertrofia, mas gera bons resultados de maneira bem equilibrada, sendo complementar e muito favorável para os corredores. Só a resistência da água já é capaz de trabalhar a força, mas é possível adicionar equipamentos e exercícios específicos para aumentar o esforço.



Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade

A natação desenvolve a consciência corporal de forma distinta, pois traz estímulos novos ao cérebro. Os movimentos praticados nos nados não fazem parte do cotidiano e o ambiente aquático possibilita uma amplitude de movimento muito maior, exigindo mais do cérebro e ampliando a consciência corporal. A partir daí também há ganhos para a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e lateralidade.



Postura e equilíbrio

A postura correta e o equilíbrio são essenciais para desempenhar bem qualquer exercício e evitar lesões. A natação atua efetivamente no fortalecimento do CORE, que são os músculos “do centro de força”, que mantém a estabilidade do tronco e o equilíbrio do corpo. Isso acontece porque o meio líquido exige constante esforço para manter a posição do corpo e a movimentação de membros dentro da água, exigindo melhor sustentação corporal.


A natação ainda é vantajosa aos corredores por trabalhar os músculos estabilizadores, que são importantes para o equilíbrio e alinhamento do corpo. Esta musculatura é a responsável pelo controle de força e energia aplicadas nas passadas da corrida.


Relaxamento muscular e recuperação

Correr é uma atividade intensa e com alto impacto, podendo causar lesões articulares ou musculares. A natação, ao contrário, oferece baixo impacto para as articulações com pouquíssimo risco de lesões, por ser executada em meio líquido. A melhora na circulação sanguínea obtida da natação, torna a irrigação dos tecido mais efetiva, facilitando a reconstrução muscular das microlesões causadas por esportes de alta intensidade. Para melhorar, dos movimentos realizados na piscina promovem um alongamento e a pressão da água atua no corpo com um efeito de massagem, ativando a circulação, promovendo o relaxamento muscular, reduzindo as dores e auxiliando na reabilitação de lesões de forma ativa. Assim, alternar a corrida com a natação traz mais rendimento e melhor recuperação.


E então? Quer melhorar aumentar seu potencial na corrida? Experimente a natação!

Agende uma aula experimental com a gente! É fácil e não tem custo.

Clique aqui para chamar no WhatsApp

https://whats.link/atendimentoarenaclub

Fone/Whats: (43) 3336-1117

Endereço: R. Prof. Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR


Além da corrida, outras atividades podem fazer uma bela combinação com a natação. Veja só:

- Natação e Ciclismo

- Natação e Crossfit

- Natação e Musculação


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo