NATAÇÃO E CICLISMO

Atenção, ciclista! A natação tem ingredientes de sucesso para o seu rendimento. Nadar pode ajudar você a ter fôlego para muitos quilômetros, resistência para as subidas, melhor equilíbrio e um fortalecimento muscular completo. Essa atividade ainda promove o relaxamento muscular e auxilia na recuperação ativa em caso de lesões.


Conheça os benefícios da natação que podem potencializar suas pedaladas!


Fôlego e disposição

O segredo para ter mais fôlego e aumentar a disposição é ter uma boa capacidade cardiorrespiratória. A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do organismo resistir à fadiga e sustentar os esforços. Para isso, é necessário a captação e distribuição de oxigênio para a musculatura através do sangue, gerando energia. Isso exige esforços dos sistemas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos) e do respiratório (pulmões).


A natação tem grande ganho para o cardiorrespiratório, pois consegue trazer melhorias para os dois sistemas. O movimento dos nados promovem a abrangência da caixa torácica, permitindo a entrada de mais oxigênio e aumentando a capacidade pulmonar com os treinos. O coração também é fortalecido com os exercícios aeróbicos, gastando energia com mais eficiência e melhorando comportamento da frequência cardíaca. A soma desses benefícios gera ótimos resultados!



Melhora da circulação sanguínea

Como já dissemos, a natação trabalha os sistemas cardiovasculares, melhorando a circulação sanguínea. Além do efeito benéfico dos exercícios, há a influência das propriedades da água como, por exemplo, a baixa gravidade que favorece a circulação sanguínea.


Força e resistência

Enquanto o ciclismo trabalha de forma intensa os membros inferiores, a natação exercita todos os grupos musculares, ajudando em seu fortalecimento e resistência. A soma dos diversos estilos e movimentos executados nos treinos de natação conseguem abranger todo o corpo, exercitar e fortalecer a musculatura de bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral, dorsal, abdominal, trapézio, glúteos, posteriores das coxas, músculos internos das pernas, panturrilhas, músculos adutores, entre outros.


O treino de natação não tem o objetivo de hipertrofia, mas gera bons resultados de maneira bem equilibrada, sendo complementar e muito favorável para os amantes da bicicleta. Só a resistência da água já é capaz de trabalhar a força, mas é possível adicionar equipamentos e exercícios específicos para aumentar o esforço.



Consciência corporal, coordenação motora e flexibilidade

A natação desenvolve a consciência corporal de forma distinta, pois traz estímulos novos ao cérebro. Os movimentos praticados nos nados não fazem parte do cotidiano e o ambiente aquático possibilita uma amplitude de movimento muito maior, exigindo mais do cérebro e ampliando a consciência corporal. A partir daí também há ganhos para a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e lateralidade.



Postura e equilíbrio

A postura correta é essencial para desempenhar bem qualquer exercício, em especial para para os ciclistas que enfrentam longos percursos, a correção postural é de grande importância para evitar dores e lesões. Além do bom posicionamento do corpo, manter o equilíbrio sobre a bike é necessário para o bom desempenho em curvas e obstáculos.


A natação trabalha de forma eficiente o fortalecimento do CORE, que são os músculos “do centro de força”, responsáveis por manter a estabilidade do tronco e o equilíbrio do corpo. O meio líquido exige constante esforço para manter a posição do corpo e a movimentação de membros dentro da água, exigindo melhor sustentação corporal, melhorando a postura e o equilíbrio.


Relaxamento muscular

Pedalar é uma atividade de baixo impacto para as articulações, mas mesmo assim, treinos de alta intensidade ou longas distâncias podem sobrecarregar a musculatura das pernas e enrijecer a musculatura de braços e costas. A natação também oferece baixo impacto com pouquíssimo risco de lesões, por ser executada em meio líquido. Os movimentos na piscina ajudam no alongamento, circulação e relaxamento muscular, reduzindo as dores e auxiliando na reabilitação de lesões de forma ativa.

Viu? Aliar os treinos de natação com o ciclismo pode tornar seu organismo mais resistente e potencializar seu rendimento. Ah, já fica o conselho: o acompanhamento profissional qualificado é necessário para todas as atividades físicas e crucial para os esportes de alto rendimento.

Além do ciclismo, outras atividades podem fazer uma bela combinação com a natação. Veja só:

- Natação e Corrida

- Natação e Crossfit

- Natação e Musculação


Quer conhecer melhor a natação? Agende uma aula experimental com a gente! É fácil e não tem custo. Vem nadar!

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