Não é apenas sobre ganhar ou perder

Atualizado: 29 de Nov de 2020

Quando falamos de esporte, imediatamente vem a nossa mente o ganhar ou perder. Contudo, acabamos nos esquecendo algo ainda mais importante: tudo que é preciso para chegarmos aos resultados.




O RESULTADO VEM ATRAVÉS DO ESFORÇO


Desde crianças somos cobrados por alcançar êxitos em várias áreas da vida, seja em casa, na escola ou demais atividades. Sabemos que conquistar sonhos e metas nos exige cultivar bons hábitos, como o esforço e a disciplina. Mas como desenvolvê-los? O que pode dar suporte para a educação e evolução pessoal?


A natação como esporte é uma ótima ferramenta de educação, através dela é possível aprender a sonhar com mais naturalidade, criar bons hábitos até sem perceber e progredir de forma divertida. Junto a isto, aprende-se também a responsabilidade, a saber que um sonho se constrói, não vem de graça.


Assim, a natação ensina, desde cedo, que através do trabalho e do esforço é que teremos resultados, os quais nem sempre serão vitórias, mas sim, o desenvolvimento.


Segundo Samulski (2002), “Uma vitória não é idêntica a uma experiência de êxito, e uma derrota não é em si, uma experiência de fracasso. As experiências de êxito aparecem quando o rendimento esperado foi alcançado ou superado. As experiências de fracasso se encontram na diferença negativa entre o resultado esperado e o resultado obtido”



O PAPEL DO PROFESSOR


E qual seria o papel do professor e/ou técnico? Como ele deve fazer com que as crianças entendam que o importante não é apenas vencer?

Tais objetivos estão sempre na mente e no foco dos professores durante todas as aulas e mesmo antes destas, nas preparações, estudos e especializações.


O professor tem principalmente o papel de formar uma pessoa, tendo a consciência de que o esporte é uma ótima ferramenta educacional que, se bem utilizada, é capaz de ajudar a criança tornar-se melhor como aluno, filho e atleta. Indo além das bordas da piscina, o professor consegue incentivar o jovem a levar o ensinamento do esporte para o resto da vida.

Outro papel de grande importância, é o ensinamento dos valores que o esporte pode proporcionar, como autoconhecimento, compromisso, honestidade, empatia, solidariedade, amizade e muitos mais.


O PROCESSO DE ENSINO


Pensando nisso, estruturamos tais aprendizados através do projeto FORMANDO CAMPEÕES NA VIDA. Nele, trabalhamos a cada mês um valor essencial para o crescimento e aprendizagem das crianças e adolescentes. Conheça alguns dos valores-chave que guiam esse processo:


DESCOBERTA: Neste primeiro valor ensinado no projeto, a criança é conduzida no processo de autoconhecimento e descoberta de si. Conhecer seu físico, sua mente, seus limites dentro da água e a descobrir suas maiores dificuldades.


ENVOLVIMENTO: Aqui, o aluno é incentivado a ter empenho, compromisso, disciplina para realizar tarefas. Neste ponto, os alunos são avaliados diante do quão estão envolvidos nas suas próprias tarefas diárias e durante as aulas. As tarefas pessoais são determinadas pelos próprios alunos, como resultado do processo de autoconhecimento e desejo de evolução. Aqui a família participa ativamente no apoio e acompanhamento da execução das atividades de casa.


CONQUISTA: Mais um valor chave a se destacar é a conquista. Aqui valorizamos e comemoramos as vitórias junto com os alunos, das pequenas às grandes, ensinando a importância de valorizar o que é feito.


Sendo assim, quando falamos sobre esporte, precisamos ter a clara consciência e a responsabilidade de estamos lidando com pessoas e atuando em sua formação. É preciso trabalhar não só o físico, mas também todas as áreas da vida das crianças e adolescentes: física, familiar, escolar e intelectual.


Nós acreditamos no potencial transformador do esporte e através do projeto FORMANDO CAMPEÕES NA VIDA atuamos e nos comprometemos com o desenvolvimento integral dos nossos alunos.


Saiba mais sobre essa iniciativa clicando aqui.


TEXTO POR: Gabriel Ângelo Dal Pozzo Ferreira

@bieldpferreira



REFERÊNCIA:

Samulski, D. M. (2002). Psicologia do esporte. São Paulo: Editora Manole.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.