Nado Peito: um desafio que traz saúde para o corpo e para a mente.

Atualizado: 28 de Mar de 2019


O Nado Peito, apelidado pelas nossas crianças como “nado do sapinho”, realmente foi inspirado no movimento desses répteis dentro da água.


Ele é um dos nados competitivos mais complexos, diferente do nado Crawl, que tem movimentos mais simples, simulando uma caminhada, o Peito exige muito mais do nosso corpo.


Olha só porque ele é mais difícil:

- Nós não costumamos usar no dia a dia os movimentos que executamos nesse nado;

- Nas pernadas, fazemos com os pés movimentos circulares;

- Os ciclos de braçadas e pernadas não são simultâneos, ou seja, o tempo da execução da braçada é diferente do tempo da pernada.

- A respiração é frontal e o tempo de colocar a cabeça para fora da água é coordenado entre o final do movimento da braçada e início da pernada.



CURIOSIDADES


Deslizar:

O Nado Peito tem o maior deslize na água, pois os movimentos de braços e pernas servem para impulsionar esse deslizamento.


Filipina:

Por falar em deslizar, após o salto da borda, o movimento inicial desse nado é a Filipina. Ela nada mais é do que a técnica de saída para esse nado, que acontece totalmente submersa e permite um longo deslize.

(Veja ao lado o que é uma filipina)




Inclinação:

O Peito pede uma leve inclinação do tronco para cima.


Aquecimento:

Esse nado não é muito indicado para aquecimentos, pois a musculatura que usamos para a sua execução não é utilizada com frequência no cotidiano.



IDADE

Pela Metodologia Gustavo Borges, as crianças por volta dos 5 anos já começam a aprender os movimentos básicos de braços e pernas. A partir dos 7 anos, já há a caracterização do nado completo. Mesmo não sendo simples, os pequenos adoram “brincar de sapinho”.



SAÚDE

Os movimentos complexos desse nado exigem da coordenação motora e do raciocínio, o que contribui para o desenvolvimento motor e a percepção espaço-temporal. Além disso, há ganhos respiratórios e aumento da resistência. Confira:


Respiração:

Você sabia que a natação estimula a respiração e ajuda a melhorar problemas como asma e bronquite?

Em geral, os 4 nados estimulam a respiração, mas o Peito, em especial, executa movimentos com os braços que promovem a abrangência da caixa torácica (aquela abertura das costelas ao respirar). Esse trabalho permite a entrada de mais oxigênio, o que ligado a treinos, pode aumentar a capacidade pulmonar.


Disposição:

Se você se sente ofegante ao correr ou subir escadas rapidamente, a natação pode ajudar muito! É justamente o aumento da capacidade pulmonar que vai facilitar atividades que pedem uma respiração melhor. Assim você sente menos cansaço e gasta menos energia.


Raciocínio:

Quanto melhor é o trabalho do pulmão, mais oxigênio o cérebro recebe. Por isso, nadar faz muito bem para o cérebro e ajuda a acelerar o raciocínio.


Coordenação motora:

Como já foi dito acima, esse nado tem movimentos complexos e que não costumamos realizar no cotidiano. Isso é um desafio para cérebro, que precisa pensar em como desempenhar tais gestos. Então, quando o corpo conquista esse domínio, os movimentos corriqueiros também ficam melhores.


Percepção espacial e temporal:

Não basta saber o gesto do nado, é preciso realizar o movimento no tempo e na amplitude adequada. Exercitar frequentemente essas habilidades estimulam o domínio do corpo no espaço e no tempo, assim a orientação espacial e o controle do ritmo ficam mais fáceis fora d´água também. Na prática, crianças e adultos que costumam esbarrar em objetos, confundir direita e esquerda ou ter dificuldades em seguir um compasso, podem ser beneficiadas com a natação.


Confira agora, com o atleta Gustavo Borges, a técnica correta de execução do Nado Peito.



250 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.