NADAR CORRIGE A POSTURA?

Como você está lendo esse texto agora? Deixa eu adivinhar: Cotovelo apoiado na mesa e mão sustentando a cabeça? Ou está deitado no sofá com a coluna fazendo uma curva e o pescoço de “tartaruga”? Ajeita aí essa postura, coluna reta, pés apoiados no chão e joelhos dobrados em 90º. Se parece difícil para você sustentar a sua coluna, você pode ter chances de desenvolver um problema postural mais severo e até sofrer com dores. A boa notícia é que a prática de natação é muito indicada pelos especialistas para prevenir, tratar e até reverter alguns casos de desvios.



O QUE SÃO PROBLEMAS POSTURAIS?

A coluna vertebral saudável deve ser ereta, por isso, quando ela é afetada por algum desalinhamento, temos um problema postural. Há variados tipos de desvios posturais, podendo ser genéticos, acidentais, adquiridos por maus hábitos ou outros fatores. Os tipos mais comuns que conhecemos são: Escoliose, Lordose e Cifose.


ESCOLIOSE: A escoliose é um desvio lateral da coluna, podendo apresentar curvatura para um ou ambos os lados e ter variados graus de gravidade, sendo reversível ou não. Pode ser perceptível, por exemplo, ao observar a altura diferente dos ombros ou musculatura desigual de um lado da coluna vertebral.

Suas causas advêm de defeitos hereditários, má postura, vértebras, ligamentos ou músculos prejudicados, pé plano, cumprimento de pernas desigual, entre outros fatores.


LORDOSE: As deformações na lordose acontecem na curvatura de perfil, podendo ser lordose cervical ou lordose lombar. Quando a curva natural é diminuída, temos a lordose retificada e quando aumentada temos a hiperlordose. Esta última é bem conhecida por acarretar um arrebitamento do bumbum e protuberância no abdômen.

Pode acontecer devido a desequilíbrios musculares, fraqueza dos músculos abdominais, das nádegas, crescimento anormal dos corpos vertebrais, má postura, obesidade, gravidez e uso excessivo de saltos.


CIFOSE: A cifose é a curvatura das regiões torácica e sacracoccígena da coluna vertebral. Quando há um grau maior da curva para trás, chamamos de hipercifose. Esse arredondamento das costas provoca a projeção dos ombros e pescoço para frente, conhecido popularmente como “corcunda”.

Pode ser causada por má postura, enfraquecimento ou tensão acentuada de músculos responsáveis pela sustentação, entre outras razões.


MAUS HÁBITOS

Desde muito cedo, é comum ver as crianças sentadas na escola com a coluna torta, curvados sobre a mesa e carregando mochilas muito pesadas, ou mesmo em casa, vendo TV por muito tempo com a famosa “pose de anzol”. Na fase de crescimento, com as amplas mudanças no corpo, os jovens podem ter dificuldade para sustentação da coluna ereta devido a fraqueza da musculatura responsável. O problema continua na vida adulta, com posturas incorretas no trabalho, nas atividades domésticas e até no lazer. Estes maus hábitos posturais podem desencadear danos mais sérios na coluna vertebral, até irreversíveis.


Para a manter a postura, é necessário o uso da musculatura paravertebral, glútea e abdominal, assim, a fraqueza muscular pode ser fator causador de desalinhamentos e desvios devido a falta de sustentação da coluna. O desequilíbrio muscular também tende a provocar estresse e tensão nas articulações, ligamentos e músculos, trazendo prejuízos para o corpo. Assim, a atividade física adequada se faz necessária para evitar que o problema se agrave, como também para tratar as dores e até corrigir os desvios (quando reversíveis).



COMO A NATAÇÃO PODE AJUDAR?


A natação é uma das atividades mais indicadas por especialistas para tratamento e correção de problemas posturais, podendo prevenir os desvios, contribuir significativamente para a correção postural de jovens ainda em desenvolvimento e ajudar na estagnação de problemas mais avançados, aliviando dores e trazendo mais qualidade de vida. Veja como isso é possível:


FORTALECIMENTO MUSCULAR:

A natação ajuda no fortalecimento de todos os grupos musculares, atuando no equilíbrio músculo-tendíneo. Isso acontece com baixo impacto para as articulações e sem sobrecarregar a musculatura de sustentação vertical, devido a posição horizontal da natação e às propriedades da água, capazes de neutralizar o impacto. O fortalecimento na musculatura das costas ajuda na manutenção da postura, no tratamento de problemas causados pelo desequilíbrio muscular e na diminuição de dores.


ALINHAMENTO

Como os exercícios da natação são realizados na horizontal, exigem do corpo um esforço para manter-se alinhado e em equilíbrio, de forma anatômica e benéfica para a coluna durante toda a aula. Enquanto isso, executa movimentos que atuam no fortalecimento muscular.


CONSCIÊNCIA CORPORAL

Os movimentos realizados nos nados ampliam a noção de consciência corporal, pois trazem novos desafios para o corpo e para a mente. Além disso, o corpo permanece em alinhamento durante a aula, ajudando a manter a posição da coluna reta e assimilando essa postura ideal para o dia a dia.


RESPIRAÇÃO

O esforço de respiração realizado na natação também ajuda no alinhamento postural, pois pede a abertura dos ombros e o alinhamento do pescoço para realizar a técnica correta. Ainda fortalece a musculatura torácica por exigir bastante do trabalho dos pulmões do do diafragma para a inspiração e expiração.


A NATAÇÃO VAI RESOLVER O MEU PROBLEMA?


Primeiramente, para tratar um problema postural é indispensável o acompanhamento e autorização médica para a atividade física. Alguns desvios mais graves podem exigir cirurgia ou serem irreversíveis. Crianças e adolescentes em fase de crescimento - antes da calcificação completa - têm grandes chances de uma correção bastante efetiva por meio da natação. Já os adultos e idosos podem ter bons resultados com a estagnação do problema e diminuição das dores, podendo até conquistar um melhor alinhamento em casos de desvios menos acentuados.


Além de se consultar com um bom médico, é essencial ter o acompanhamento de um professor capacitado nas aulas de natação, pois ele poderá personalizar o treino conforme a sua necessidade, observar e orientar a sua postura, indicar exercícios específicos e acompanhar a sua evolução.


A natação será sempre muito positiva para prevenir o surgimento de tais problemas, ajudando a proteger a coluna de pessoas que tendem a permanecer com postura inadequada no trabalho ou nos estudos, por esquecimento ou fraqueza muscular. Com o fortalecimento e a consciência corporal adquirida nos treinos, os alunos podem mudar seus hábitos posturais, ter uma significativa diminuição de dores e evitar que os desvios se agravem, ganhando em qualidade de vida e até em autoestima.


Então, duas dicas para você: arrume esta postura novamente e venha fazer uma aula experimental de natação na Arena Club!


109 visualizações0 comentário