É possível vencer o medo de nadar?

Você é adulto e tem medo de nadar? Saiba que não está sozinho. Milhares de pessoas compartilham deste pavor em diferentes graus.


Saber nadar é uma habilidade de extrema importância para a segurança pessoal e agrega muito à saúde. A natação é um esporte completo, que traz benefícios para o corpo e para a mente. Além disso, é uma atividade muito prazerosa.


Contudo, o medo ou fobia de nadar é comum , causando de constrangimentos em reuniões de amigos e familiares até grandes crises de pânico em situações de exposição a piscinas, rios ou mares.

Se você sofre com isto, já deve ter se perguntando se é possível vencer esta barreira com a água. A resposta é simples: Tendo a orientação adequada, é possível sim!

Descubra como entender melhor a origem do seu problema e como buscar orientação adequada.

TIPOS DE MEDO


Há diferentes graus de medo, de maneira genérica, podemos dividir em:


Medo de entrar na água

Medo racional de água, normalmente em relação a um possível afogamento, que causa extrema insegurança no indivíduo quando exposto a ambientes como piscinas, rios e mares.


Aquafobia

Medo irracional de água que conduz a extrema ansiedade e até pânico, seja referente a grandes quantidades (mares e rios) ou pequenas (banheiras) quantidades de água. Em algumas pessoas, mesmo imagens de rios podem despertar angústia.


A ORIGEM DO MEDO

Você já parou para pensar o que levou você a ter este medo? As causas mais comuns geradoras são:


Sofrer um acidente aquático

Sofrer um afogamento, seja grave ou leve, pode causar trauma de água. Este medo às vezes é mantido mesmo que o acidente não faça parte da memória, por exemplo, quando um bebê cai numa piscina, pode crescer mantendo esse trauma no inconsciente, como mecanismo de defesa.


Ver acidentes

Presenciar um afogamento também pode ser um gatilho para desenvolver medo ou fobia de água. Em alguns casos, assistir vídeos com cenas chocantes de acidentes aquáticos pode ser suficiente para gerar um desconforto a nível de ativar a defesa do medo.


Herdado dos pais

Pais que têm fobia podem passá-las aos filhos, seja diretamente ao ensinar tal medo, contar causos e privar a criança do contato com a água e até mesmo indiretamente, por suas atitudes e expressões ao ver seu filho exposto a um ambiente aquático.



COMO VENCER ESSE PROBLEMA?


Procure ajuda psicológica

Procurar ajuda psicológica é muito importante, principalmente em casos de fobias mais graves. A terapia vai ajudar a compreender e dominar os sentimentos negativos atrelados a fobia e até desconstruir o medo.


Escolha um profissional de natação confiável

Chegou a hora da prática! Para que você se sinta mais confortável em enfrentar seu medo diante da piscina, é muito importante escolher um profissional formado em Educação Física e capacitado, pois ele terá a habilidade necessária para conduzir o processo de adaptação ao meio aquático. As aulas de natação para quem deseja superar o medo não podem submeter a desconfortos desnecessários, pois isso tende a atrasar o tratamento. É necessário utilizar técnicas adequadas de ambientação, segurança e incentivo.


COMO SÃO AS AULAS DE ADAPTAÇÃO?

Primeiramente, é muito importante que você apresente as suas limitações com muita clareza no momento de agendar a aula, pois desta forma o professor estará preparado para conduzir o seu aprendizado de acordo com seu grau de necessidade.


Para tornar sua experiência mais confortável, seu professor poderá ministrar de dentro da piscina nas primeiras aulas, assim você sentirá mais segurança.


A piscina para adultos fóbicos não deve ser funda, o nível de água precisa permitir que o aluno fique em pé com a cabeça para fora da água.


Nas primeiras aulas de adaptação, na Arena Club, é possível que você realize caminhadas dentro da piscina para desenvolver consciência corporal no meio líquido, sua pressão e empuxo, preparando seu corpo e mente para futuras flutuações. Antes de sair nadando, você aprenderá como impulsionar e estabilizar o corpo na água, respirar adequadamente e realizar movimentos básicos de deslocamento.


Conforme você for adquirindo segurança e mobilidade, o professor irá acrescentando as primeiras técnicas dos nados. Quando você mal notar, estará nadando como um peixe.


5 PASSOS PARA VENCER O MEDO

1. Ter a consciência do medo.

2. Entender e aceitar a necessidade de superação.

3. Tomar uma atitude! Busque profissionais competentes para tratamento psicológico e condução da adaptação aquática.

4. Faça sua primeira aula de natação.

5. Adote este conselho: Desafie-se um pouquinho mais a cada novo dia.



Me parece que você já enfrentou alguns desses passos. Está pronto para o próximo?

Tomar a decisão de fazer sua primeira aula é uma grande conquista! Tudo bem se você sentir medo, cada pequeno avanço é uma grande superação. Então, permita-se tentar!

E então? Vejo você na aula? #nataçãoadulto #natação #medo #superação

358 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.