DORES NO INVERNO?

Atualizado: Jun 4

Você costuma sentir dores quando o clima esfria? Acorda com sensação de travamento, a coluna ou as articulações incomodam? Tais desconfortos no inverno são muito comuns, principalmente em quem sofre com doenças como tendinite, artrite reumatóide, artrose, fibromialgia e problemas na coluna, que costuma observar dores ainda mais intensas nesse período.


POR QUE ISSO ACONTECE?

Quando a temperatura cai, nosso corpo fica mais retraído e também passa por algumas alterações nos músculos, articulações e vasos sanguíneos para se adaptar ao frio. Tais mudanças podem acarretar dores. Veja como:


✔ Rigidez Muscular

No frio, nosso corpo tem uma reação involuntária de se encolher e contrair a musculatura, pois nossos músculos tentam acumular calor e regularizar a temperatura. Outro ponto é que nós costumamos realizar menos movimentos, o que contribui para essa rigidez por longos períodos e acaba provocando o surgimento de dores e até de processos inflamatórios. Além das dores, o corpo também pode ter diminuição da flexibilidade muscular, o que facilita o surgimento de lesões mesmo sem esforço físico. Pessoas sedentárias são ainda mais propensas a sofrer tais reações, pois seus músculos são mais enfraquecidos e encurtados.


✔ Redução do fluxo sanguíneo

No inverno, acontece uma contração dos nossos vasos sanguíneos, deixando uma maior concentração de sangue nas regiões internas do corpo (como coração, pulmões, rins e cérebro) e menor fluxo nas extremidades (como pele e musculatura). Devido a este menor fluxo sanguíneo nas extremidades, surgem as dores articulares e musculares.


✔ Lubrificação das articulações

Nossas articulações são lubrificadas pelo líquido sinovial, que ajuda o corpo a realizar os movimentos com mais facilidade. Quando esfria o tempo, o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura e isso acaba deixando este líquido sinovial mais espesso, provocando mais atrito nas articulações e consequentemente maior rigidez e dores.


✔ Mudança na pressão atmosférica

Outro fenômeno que pode influenciar o corpo é a queda da pressão atmosférica, que costuma acompanhar as temperaturas mais baixas. Essa queda pode acarretar inchaços nos tecidos e pressionar os nervos, provocando dores.


COMO PREVENIR?


✔ Trate a doença base

As dores no inverno podem afetar a qualquer um, mesmo assim é importante saber se há algum problema precedente, como reumatismos e dores crônicas. Tendo conhecimento de tais doenças, busque o tratamento especializado para evitar maiores complicações e melhorar a qualidade de vida.


✔ Mantenha a temperatura corporal

Agasalhe-se bem e tome chás quentes para aumentar a temperatura corporal, ainda é válido apostar em alimentos termogênicos para aquecer e acelerar as funções do organismo.


✔ Use bolsas de água quente

Quando a dor chega para valer, uma boa forma de amenizá-la é realizar compressas de água quente. Isso ajuda a descontrair músculos, tendões e ligamentos, alivia a pressão nas articulações e permite melhor circulação sanguínea na área afetada.


✔ Faça massagens

As massagens estimulam a circulação sanguínea, aliviam a rigidez da musculatura, liberam as toxinas presas nos tecidos e estimulam hormônios responsáveis pela redução do estresse, consequentemente, diminuindo a sensação de dor.


✔ Movimento

Resista a tentação de se esconder do frio encolhido e movimente-se já para evitar travamentos! Alongue-se logo ao acordar e no decorrer do dia, realize aquecimentos antes das atividades físicas e mantenha-se ativo. Lembre-se: realizar alongamentos ajuda a evitar a contração muscular e também auxilia na lubrificação das articulações.


🥇 DICA DE OURO: Atividade física

A melhor maneira de evitar e diminuir as dores do inverno é praticando uma atividade física! Os exercícios elevam a temperatura corporal e melhoram a circulação sanguínea, inclusive das extremidades do corpo, ajudando a reverter os processos que causam dores musculares e nas articulações. Além disso, a atividade regular fortalece os músculos que protegem as articulações e ajuda a manter a lubrificação adequada nessas regiões. Assim, os desconfortos diminuem e evita-se o agravamento de doenças reumáticas.


Exercitar-se também melhora a qualidade do sono, aumenta a flexibilidade e estimula a produção de neurotransmissores que possuem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a sensação de dor.


🏆 COMO A HIDROGINÁSTICA PODE AJUDAR?

A hidroginástica é uma atividade física de baixo impacto para as articulações e ainda conta com os benefícios da água aquecida, sendo capaz de ajudar na diminuição de dores, destravar o corpo, prevenir maiores desgastes e auxiliar na recuperação de lesões. Veja como:



✔ Baixo impacto

Na hidroginástica, a água absorve o impacto dos movimentos, permitindo um trabalho eficiente dos exercícios sem forçar em excesso os tecidos doloridos ou machucados. Assim, quem sofre com problemas reumáticos, sobrepeso ou dores crônicas pode obter melhores resultados com esta atividade sem prejuízos para as áreas fragilizadas do corpo.


✔ Água aquecida

A atividade física em água aquecida ajuda a soltar a musculatura, melhorar a circulação e diminuir as dores. Ainda, a pressão da água exerce uma espécie de massagem em todo o corpo enquanto você se movimenta. Para melhorar, os movimentos dentro da água, ritmados e dinâmicos são muito prazerosos, o que impacta positivamente na melhora do humor e redução da sensação de dor.


✔ Relaxamento muscular e flexibilidade

Além da água aquecida auxiliar no relaxamento muscular, a hidroginástica conta com exercícios muito efetivos de alongamento e aumento de flexibilidade. Outro ótimo ponto é que o ambiente aquático proporciona uma maior amplitude de movimentos e menor ação da gravidade, o que faz a movimentação parecer leve e mais fácil.


✔ Circulação sanguínea

Essa atividade física traz grandes ganhos para a saúde vascular. Além de melhorar a circulação sanguínea por todo o corpo, a hidroginástica conta com a pressão da água para otimizar o retorno venoso, diminuindo a dor e o inchaço das extremidades.


✔ Fortalecimento muscular

Para prevenir o desgaste das articulações é necessário o fortalecimento muscular. Os músculos são responsáveis por dar sustentação ao corpo, eles protegem os tendões e articulações de impactos excessivos, mantém a postura ereta evitando problemas na coluna e melhoram o equilíbrio do corpo como um todo. Além disso, músculos bem treinados e saudáveis são mais flexíveis, resistentes à dores e sofrem menos com os efeitos do inverno.


A hidroginástica traz muitos outros benefícios para a saúde e a qualidade de vida, que valem a pena conhecer. Contudo, se você é fã dos esportes, pode preferir experimentar a natação, que também conta com baixo impacto para as articulações, piscina aquecida, fortalece a musculatura e ainda pode trazer grandes ganhos em capacidade cardiorrespiratória e condicionamento físico. Aqui, no blog, temos vários artigos para você conhecer mais sobre essas modalidades. Veja abaixo algumas sugestões para você!


10 BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A HIDROGINÁSTICA

20 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA SUA SAÚDE FÍSICA

NATAÇÃO E SAÚDE MENTAL


Por fim, depois de conhecer tantos benefícios das atividades aquáticas, você deve estar se perguntando: mas eu não vou passar muito frio usando roupa de banho?

A resposta é não. Aqui, na Arena Club, a água da piscina é aquecida de forma ideal para a atividade no inverno e o seu corpo esquenta bastante durante a prática. Além disso, você pode usar roupão e pendurá-lo na entrada da piscina, então não dá tempo de passar frio. Os vestiários também são bem equipados para o conforto dos alunos.

Se quiser vir conferir de perto, é só clicar no botão do WhatsApp ao lado e agendar uma visita!


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