HOME OFFICE E PRODUTIVIDADE

Nos últimos anos o “home office” vem se tornando cada vez mais comum e necessário. Esse estilo de trabalho pode trazer vantagens e desvantagens: de um lado, ganhamos o tempo do deslocamento, mais flexibilidade na agenda e podemos até nos alimentarmos melhor. Do outro lado há mais distrações em casa, dificuldade de concentração, desmotivação e, mesmo quem já experimenta o trabalho remoto há mais tempo, não está a salvo de ter uma queda na produtividade.


Como está seu home office? Andou esquecendo algumas boas práticas ultimamente? Está precisando melhorar o seu desempenho?

Confira 5 dicas-chave para trabalhar em casa e experimente inserir na sua rotina.


5 DICAS-CHAVE PARA VOCÊ SER MAIS PRODUTIVO


1. AMBIENTAÇÃO

Ambientar adequadamente seu local de trabalho é essencial.

Procure ter um local fixo para o trabalho, arejado, bem iluminado, limpo e organizado. Deixe na sua mesa apenas o que vai usar e remova da vista tudo o que pode tirar o seu foco. Sente-se com uma postura correta para evitar dores e não esqueça a garrafa d’água, ela não pode faltar!


Vista-se para o home office! Ter uma roupa para o trabalho ajuda seu cérebro a entrar em “modo trabalho”. Além disso, sentir-se bem com a própria aparência melhora a autoconfiança, podendo aumentar o desempenho.


Estabeleça um acordo com a família para evitar interrupções desnecessárias. Fones de ouvido podem ajudar a minimizar os ruídos externos, mas opte por músicas instrumentais ou ritmos que não tirem seu foco.


2. PLANEJAMENTO

Planejar-se bem ajuda a ganhar tempo e evitar a ansiedade. Um bom cronograma de trabalho pode melhorar a produtividade e quebrar o ciclo da procrastinação e culpa.


Faça o seu planejamento por semana e por dia, especificando cada tarefa e observando o tempo necessário para cada atividade. Divida as tarefas longas em fases mais curtas, para facilitar o cumprimento. Marque a conclusão de cada tarefa para trazer uma recompensa mental.


Tenha uma agenda um um bom aplicativo para ajudar na sua organização. Boas opções são:

Neotriad (pago) - Gerenciador de tempo e tarefas

Trello - Organizador de tarefas com prazos

Evernote ou Todoist - Listas e organização de tarefas

To do Microsoft ou Google Tarefas - Agenda e lista de tarefas


3. ROTINA

Tenha um horário fixo para começar o trabalho. Procure também estabelecer uma rotina fixa e processos bem definidos para as tarefas que se repetem. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, evitar aborrecimentos e até reduzir o tempo de execução.


Faça intervalos regulares! Nosso cérebro não consegue ficar concentrado por muito tempo, por isso é importante fazer pequenas pausas.

Há variados estilos e métodos de pausas, você pode tentar uma dessas opções:

  • De 1 a 2 hs de trabalho com 15 min de pausa;

  • 55 min de trabalho com 5 min de pausa;

  • 4 blocos de 25min de trabalho, com pausas de 5 min em casa bloco e mais uma pausa de 30 min ao final dos 4 blocos.


4. DEFINA METAS

Ter um ponto de chegada pode te ajudar a ter mais motivação. De acordo com a realidade do seu trabalho, estabeleça metas realistas que podem melhorar o desempenho e os resultados. Ao finalizar a semana, faça um balanço do que foi cumprido e ajuste o que for necessário.


5. CUIDE DO CORPO

Para a mente estar saudável, seu corpo também precisa estar. Busque ter um bom hábito de sono, com tempo suficiente e qualidade, pois dormir mal acarreta danos na memória, raciocínio, concentração e até prejudica o humor.


Hidrate-se bem! A quantidade ideal varia conforme seu peso. Especialistas recomendam em torno de 35 ml de água por Kg, todos os dias. A desidratação também implica na piora da memória e raciocínio, cansaço, dor de cabeça e até apetite desregulado.


Por falar em apetite, ter uma alimentação saudável e balanceada faz toda a diferença. Os nutrientes que obtemos na alimentação atuam no equilíbrio do organismo, nos mantendo saudáveis. O déficit na alimentação pode prejudicar o funcionamento do organismo e o desempenho das funções cerebrais, diminuindo a produtividade.


Por fim, mas não menos importante, a prática de atividade física é capaz de ajudar na regulação das funções do organismo, aumento da disposição, melhorando a qualidade do sono, o raciocínio, a memória, a concentração, a motivação e até auxiliando no desenvolvimento da disciplina e manutenção da rotina. O exercício também é importantíssimo para o alívio do estresse e da ansiedade, que são grandes vilões do vigor para o trabalho.

natação adulto

BÔNUS: NATAÇÃO E PRODUTIVIDADE

A prática de atividade física pode ajudar muito na sua produtividade. Veja como a natação pode trazer mais potência para seu trabalho.


✔ Relaxamento muscular

Os exercícios da natação promovem alongamentos eficientes enquanto as propriedades da água, como a temperatura, atrito e pressão, relaxam o corpo todo, promovendo uma espécie de massagem.


✔ Alívio do estresse e da ansiedade

Durante a prática de atividade física, são liberadas substâncias que melhoram o humor, promovem sensação de bem estar, combatem a tensão corporal, o estresse e a ansiedade. Acontece também uma sensação de relaxamento, pois o exercício é prazeroso, a ambientação aquática ajuda a esvaziar a mente e "desligar'' do mundo lá fora, além disso, o gasto de energia pode ser uma ótima válvula de escape.


Postura

Tem dificuldades em manter a postura correta e já começa a sentir desconfortos? Isso pode atrapalhar seu desempenho e ainda deixar você mais cansado. Saiba que a natação pode ajudar muito. A atividade ajuda a fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, alongar o corpo e até a diminuir as dores.


✔ Regulação do sono

A natação contribui para a qualidade do sono, pois promove o relaxamento e diminuição do estresse, tem alto gasto de energia e eficientes exercícios respiratórios.


✔ Memória e foco e concentração

O estresse é um grande causador de problemas de memória e foco. Praticar natação, além de aliviar o estresse, regula o sono e atua numa melhor oxigenação do cérebro, melhorando a qualidade da memória. Ainda, os exercícios mais complexos exigem concentração do corpo e da mente, estimulando o cérebro a melhorar seu foco e concentração nas demais atividades fora da piscina.

✔ Rotina e disciplina

Segundo o famoso best seller “o Poder do Hábito” de Charles Duhigg, praticar uma atividade física é um “hábito mestre”, ou seja, capaz de incentivar uma série de outros hábitos positivos que funcionam em conjunto. Assim, o esforço por começar e colocar a atividade física na rotina, ajuda a realizar as mudanças tão desejadas em outras da vida. A natação na Arena Club, além de ajudar você a melhorar seu hábitos, vai se encaixar muito bem na sua rotina e necessidades, pois oferecemos um prático agendamento de aulas por aplicativo. Não tem mau tempo!


✔ Metas, superação e motivação

O esporte é motivador! Através dele você é estimulado a conhecer seus próprios limites e superá-los. Você descobre que é muito mais forte do que imaginava, desenvolve resiliência e coragem para enfrentar desafios em várias áreas da vida, inclusive no trabalho.

Autoconfiança

A falta de autoconfiança pode levar muitas vezes à autossabotagem e a procrastinação. A natação é um ótimo caminho para descobrir a própria capacidade de aprendizado e superação, estimulando a evolução pessoal. Além disso, sentir-se saudável, disposto e satisfeito com o próprio aspecto físico melhora muito a autoestima e a autoconfiança.

E aí? Quer saber mais sobre as aulas de natação? Clique no botão do WhatsApp ao lado e vamos conversar!




23 visualizações0 comentário