BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA PARA GESTANTES

Gestantes que praticam atividades físicas adequadas têm mais saúde durante a gestação, no parto e pós parto, sendo a hidroginástica uma das atividades mais recomendadas pelos médicos, por ser segura, com baixo impacto e trazer uma série de benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

As mamães também têm a hidroginástica como preferidas, pois é uma atividade muito prazerosa, deixa o corpo leve, é relaxante, diminui as dores e inchaços, melhora o humor, a autoestima, controla o peso e não há preocupação com suores.

Conheça abaixo os principais benefícios da hidroginástica para as gestantes:





1. CONTROLE DE PESO

O ganho de peso é comum na gravidez, mas deve ser controlado com a prática de exercícios e uma alimentação saudável para evitar prejuízos para a saúde da mamãe e do bebê. A aula de hidroginástica queima cerca de 400 calorias, de forma segura e sem impactos.


2. DIMINUIÇÃO DAS DORES

O peso do útero em crescimento provoca dores nas costas e no nervo ciático. A hidroginástica ajuda a fortalecer a musculatura para melhor sustentação do corpo, diminuindo as dores. Ainda, a água aquecida promove uma espécie de massagem no corpo, aliviando os desconfortos.


3. EQUILÍBRIO E POSTURA

O volume e o peso do útero alteram o centro de equilíbrio do corpo e também prejudicam a postura, exigindo que a gestante incline-se para trás, podendo causar lordose. O exercício submerso ajuda a recuperar a postura correta diante da menor ação da gravidade dentro da água, fortalecendo a musculatura de sustentação. Além disso, essa atividade também contribui para a melhora do equilíbrio, muito importante para a gestante evitar quedas.


4. FACILIDADE DE MOVIMENTAÇÃO

Conforme os meses vão passando, a grávida tem cada vez mais dificuldade de movimentação devido ao peso e volume da barriga, além das dores sentidas durante a gestação. Dentro da água, porém, a sensação de peso é diminuída devido a menor ação da gravidade. Isso proporciona à mamãe uma sensação de leveza e alívio, facilitando a movimentação do corpo de maneira mais confortável.


5. AUMENTO DA DISPOSIÇÃO

A gravidez enquanto avança vai deixando a mamãe cada vez mais com a respiração curta e cansada. A atividade física melhora o condicionamento físico e o controle da respiração, proporcionando mais disposição durante a gravidez e após o parto.


6. CONTROLE DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE

Descargas hormonais, mudanças de humor, o estresse da vida ainda mais cansativa e a ansiedade do parto afetam a saúde das gestantes. A atividade física ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade ao liberar substâncias que atuam no cérebro causando a sensação de bem estar e regulando o humor. Além disso, a atividade aquática ajuda a relaxar o corpo, alongando os músculos, aliviando as tensões e promovendo uma massagem corporal muito relaxante.


7. MELHORA DA AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM

Muitas mamães sofrem com perda de autoestima durante a gravidez. A hidroginástica ajuda a melhorar a visão de si ao regular o humor, diminuir a ansiedade, controlar o peso, diminuir as dores que prejudicam as atividades cotidianas e ainda trazer mais disposição física. Ainda, a execução de movimentos com maior facilidade dentro da água e a conquista de novas habilidades corporais ajudam na sensação de autoestima da mulher.


8. MELHORA DO SONO

O sono é essencial para a regulação das funções do organismo, manutenção da saúde e da imunidade. Praticar hidroginástica ajuda a gestante a ter noites de sono melhores e mais saudáveis, contribuindo para a melhor formação do bebê.


9. DIMINUIÇÃO DOS INCHAÇOS

A pressão e o volume do ventre sobre os vasos sanguíneos somado à retenção de líquidos costuma provocar enormes inchaços na gravidez. A hidroginástica ativa a circulação sanguínea e a pressão da água ajuda no retorno venoso, promovendo uma espécie de drenagem linfática natural, diminuindo os edemas e os incômodos causados por estes.


10. MELHORA DO CORAÇÃO E DA CIRCULAÇÃO

A gravidez costuma aumentar a frequência cardíaca da mulher e acarretar problemas circulatórios. A hidroginástica ajuda a regular a frequência cardíaca durante o exercício e até depois dele. Ela também atua na prevenção dos problemas circulatórios, melhorando a qualidade da circulação, evitando varizes e ajudando na distribuição de oxigênio para a mãe e para o bebê.


11. PREVINE A DIABETES GESTACIONAL

A diabetes gestacional pode acontecer devido às alterações hormonais da gravidez é um fator de risco para a mãe e para o bebê, podendo provocar complicações como o parto prematuro. Além disso, há o risco de ambos desenvolverem diabetes tipo II após o nascimento. A hidroginástica contribui com o controle da glicemia, prevenindo o surgimento dessa doença.


12. PREVINE A HIPERTENSÃO GESTACIONAL

Outra moléstia que atinge as gestantes é o aumento da pressão arterial, podendo também causar graves complicações. A hidroginástica ajuda a regular a pressão evitando o surgimento e agravamento da hipertensão gestacional.


13. SOCIALIZAÇÃO

A socialização é um importante fator para a saúde mental, melhora do humor e alívio do estresse. Na hidroginástica as gestantes têm interação social num ambiente descontraído e ainda têm a oportunidade de trocar experiências com outras mamães.


14. FACILITA O PARTO

O parto é um enorme desafio físico, psicológico e emocional para as mulheres. Esse importante momento pode ser facilitado com a prática de atividade física adequada. A hidroginástica auxilia no controle da respiração, atua no fortalecimento do assoalho pélvico e do abdome e ensina maior consciência corporal para relaxamento muscular, podendo facilitar o trabalho de parto e torná-lo menos doloroso e mais rápido. Relatos também indicam que mulheres praticantes dessa atividade durante a gestação tem diminuição das contrações uterinas.


15. RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO

Além dos benefícios de uma gravidez saudável e de um parto menos doloroso, a recuperação após o parto também é mais rápida entre as praticantes de hidroginástica, devido ao fortalecimento muscular prévio e ao condicionamento físico adquirido.


CUIDADOS NECESSÁRIOS

  • Orientação médica: A liberação médica para praticar qualquer atividade física durante a gravidez é indispensável. Mesmo a hidroginástica sendo muito segura e recomendada pelos especialistas, cada corpo é único, portanto só o seu médico pode avaliar a sua condição física e saúde do bebê para permitir a prática. Normalmente as mamães são liberadas a partir dos 3 meses de gestação, fase em que o bebê já está mais seguro.

  • Frequência cardíaca: Os movimentos realizados na hidroginástica para as gestantes são adaptados e mais leves para não haver sobrecarga, mesmo assim, você precisa ficar atenta a sua frequência cardíaca durante a prática de exercícios e consultar seu médico diante de qualquer alteração.

  • Problemas preexistentes: A atividade física não é recomendável a gestantes que possuem condições prévias como problemas pulmonares, placenta de inserção baixa ou placenta prévia, cardiopatias, problemas no colo uterino e histórico de parto prematuro ou abortos espontâneos. Se é o seu caso, consulte seu especialista para que ele avalie suas condições e restrições.


Como você pode ver, a hidroginástica traz enormes benefícios para as mamães, contribuindo para uma gestação mais saudável, um parto mais fácil e uma recuperação mais rápida. Compartilhe essa boa notícia com quem você conhece e vem pra Hidroginástica da Arena Club!


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.