HIDROGINÁSTICA CONTRA PROBLEMAS ÓSSEOS E ARTICULARES

Você sabe o que são problemas ósseos e articulares? Eles costumam afetar o corpo e causar fortes dores nos joelhos, ombros, punhos, mãos, cotovelos, quadris e coluna, inchaços e até dificuldade de movimentação. Podem acontecer em todas as idades, mas com o passar dos anos sua manifestação fica cada vez mais comum.

As doenças ósseas e articulares mais conhecidas são: artrite, artrose e osteoporose. A prática da hidroginástica é indicada para o tratamento de lesões e aumento da densidade óssea num ambiente seguro, com baixo impacto e sem prejuízo às áreas fragilizadas do corpo. Conheça as principais doenças:



ARTRITE REUMATOIDE: É uma doença que causa inflamação crônica nas articulações, podendo afetar várias delas. As mais comuns são deformidades nos dedos das mãos e joanetes nos pés. A artrite provoca dores intensas, edemas, calor, vermelhidão, rigidez matinal e fadiga. É mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos e outros fatores de risco são histórico familiar, obesidade e tabagismo.


ARTROSE OU OSTEOARTROSE: Doença reumática que causa degeneração dos tecidos que revestem as extremidades dos ossos, as cartilagens, diminuindo sua qualidade, quantidade e espessura, podendo até desaparecer em casos mais graves. Estas são responsáveis por proteger os ossos de atrito, sendo que em sua ausência, as superfícies dos ossos podem roçar uma na outra a cada movimento. Esta enfermidade se desenvolve progressivamente e têm o sobrepeso e o avanço na idade como fatores de risco.


OSTEOMALÁCIA E OSTEOPOROSE: Ambas são referentes à diminuição da massa óssea, causando a fragilização esquelética e, consequentemente, aumentando o risco de fraturas. A diferença entre elas é técnica, refere-se a taxa mineral óssea. As duas podem acontecer ao mesmo tempo, contudo, o diagnóstico de osteoporose é muito mais comum.


A osteoporose é progressiva e seu surgimento é comum em mulheres após a menopausa e em homens mais velhos. Nesta doença, podem acontecer fraturas por fragilidade, ocasionadas por pequenos traumas ou quedas, acarretando dores agudas por uma semana, persistindo com dores residuais por meses ou até de forma constante. Não há sintomas antes de sofrer fraturas, mas muitas pessoas podem ter dores relacionadas a doenças coexistentes, como a osteoartrite. São fatores de risco: baixa ingestão de cálcio, fósforo, magnésio e vitamina D, certos remédios, o hiperparatireoidismo, sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo de álcool.


COMO TRATAR?

O diagnóstico é feito por especialistas com exames específicos. Os tratamentos para as doenças degenerativas visam combater os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Para artrite e artrose, pode-se incluir medicamentos e fisioterapia. A cirurgia pode ser indicada em alguns casos de artrose. A osteoporose, além dos medicamentos pode pedir melhoria na alimentação e exercícios. Junto ao tratamento medicamentoso, a prática de hidroginástica pode ser indicada. Veja como ela pode trazer benefícios a cada caso:


HIDROGINÁSTICA COMO ALIADA NO TRATAMENTO


HIDRO X ARTRITE: A água morna provoca a sensação de bem-estar e tem efeito analgésico para músculos e articulações, aliviando as dores. A flutuabilidade da água reduz a carga sobre as articulações, facilitando a movimentação sem dores, diminuindo a rigidez, aumentando a amplitude do movimento, melhorando a postura e promovendo o fortalecimento muscular. O fortalecimento dos grupos musculares que sustentam as articulações vai prevenir maiores desgastes e ajudar na diminuição das dores no dia a dia. Além disso, há melhoria da troca venosa e diminuição do inchaço.


HIDRO X ARTROSE: Assim como em casos de artrite, a água quente ajuda a aliviar as dores musculares e articulares. A hidroginástica trabalha o fortalecimento dos grupos musculares que envolvem e sustentam as áreas lesionadas, aliviando a pressão sobre elas no dia a dia e diminuindo as dores. O exercício realizado na água tem baixo impacto, portanto não provocará sobrecarga nas articulações ou lesões.


HIDRO X OSTEOPOROSE: A atividade física é um importante fator na manutenção da massa óssea, estimulando a incorporação de cálcio no osso e o fortalecimento das estruturas. A hidroginástica é recomendada para quem sofre com a osteoporose, pois proporciona os benefícios dos exercícios sem risco de quedas e, consequentemente sem o perigo de fraturas.


A prática de hidroginástica, portanto, pode ser uma excelente aliada no tratamento de doenças ósseas e articulares, como também para recuperação e reabilitação de lesões, problemas posturais e outros quadros de dores crônicas.


Além de trazer tais ganhos para as estruturas corporais, esta atividade também previne e ajuda na regulação de diabetes, hipertensão, colesterol e até reduz o risco de infarto. Ainda aumenta a imunidade, a disposição, melhora o humor e proporciona mais qualidade de vida aos praticantes.


Se você sofre com essas doenças ou possui dores crônicas e limitações de movimentos, consulte seu médico para um diagnóstico preciso e invista na hidroginástica como aliada no tratamento. Há uma piscina cheia de saúde e qualidade de vida esperando por você!


FONTES:

EFDEPORTES - Benefícios da hidroginástica para indivíduos com artrite reumatóide

FITNESS E PERFORMANCE JORNAL - Comparação da densidade mineral óssea em mulheres praticantes de hidroginástica e sedentárias na pós-menopausa

MSD - Osteoporse

SALUTEM - Osteoatrite e Osteoporose

SCIELO - Exercícios físicos e osteoartrose

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA - Artrite reumatoide

ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.