FOCO, MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Você sente dificuldade para entrar no ritmo no trabalho ou nos estudos? Tem planos que não consegue tirar do papel? Acredita que seu dia poderia ser mais produtivo? Não encontra motivação?


Não há uma fórmula mágica para fazer a vida fluir com mais intensidade, mas há meios que ajudam muito a superar essas barreiras. Desenvolver uma rotina produtiva e saudável pede a mudança de hábitos e o esforço em manter essas ações todos os dias.


A boa notícia é que a prática de atividade física pode facilitar a adoção de bons hábitos, ajudar a desenvolver a disciplina para mantê-los e ainda ajudar a revigorar pontos essenciais da saúde física e psicológica, que em desequilíbrio, costumam minar a sua energia.


Veja como as atividades físicas aquáticas podem ajudar você a conquistar bons resultados também fora da água.


Praticar atividade física ajuda a aumentar a produtividade

BONS HÁBITOS E DISCIPLINA


Segundo o famoso best seller “o Poder do Hábito” de Charles Duhigg, praticar uma atividade física é um “hábito mestre”, ou seja, capaz de incentivar uma série de outros hábitos positivos que funcionam em conjunto. Assim, o esforço por começar e colocar a atividade física na rotina, ajuda a realizar as mudanças tão desejadas em outras da vida.


👉 Saiba mais: Natação e bons hábitos



ALÍVIO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE


Praticar exercícios libera substâncias no organismo que melhoram o humor e a sensação de bem estar. Em especial, nas atividades aquáticas, a temperatura da água ajuda a relaxar a musculatura, enquanto a pressão e o atrito promovem uma espécie de massagem no corpo durante as aulas, aliviando o estresse do corpo. Ainda, há a sensação de relaxamento mental, pois o exercício é prazeroso, a ambientação aquática ajuda a "desligar'' do mundo lá fora e o gasto de energia pode ser uma ótima válvula de escape. Para quem sofre de ansiedade, a prática regular de exercícios ajuda a diminuir as crises, a relaxar, a regular o humor e o sono.


👉 Saiba mais: ATIVIDADE FÍSICA x ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO


SONO DE QUALIDADE


Para ter um dia produtivo, é essencial ter noites de sono saudável. A falta de sono prejudica o desempenho físico e diminui a atividade do cérebro, prejudicando a memória, o foco e a concentração. Além disso, pode acarretar consequências altamente prejudiciais à saúde física e mental, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão.


O exercício físico ajuda a regular o sono, promovendo o relaxamento, combatendo a insônia, ajudando a dormir mais rápido, a ter um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade.



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


A atividade física ajuda a regular as funções corporais, inclusive os sinais hormonais ligados à fome, ao apetite e à saciedade.


Quem tem muito apetite pode estar sendo prejudicado pelo excesso de gordura, que mascara a sensação de saciedade, então ao “queimar” gordura o excesso de fome é controlado no cérebro. Ao mesmo tempo, o exercício ajuda a quem tem pouco apetite e está abaixo do peso, pois o gasto calórico pede uma reposição energética, aumentando a fome.


Ainda, quem pratica exercícios regularmente tende a desejar hábitos de alimentação mais saudáveis e a mantê-los de forma mais fácil.


👉 Saiba mais: DISTÚRBIOS ALIMENTARES: O QUE FAZER?



CONCENTRAÇÃO, MEMÓRIA E RACIOCÍNIO


Além de regular o sono, essencial para o bom funcionamento mental, a prática de atividade física regular melhora as funções cerebrais, pois ela aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular, facilitando a capacitação e transporte de oxigênio para o cérebro. Recebendo mais oxigênio, o cérebro trabalha melhor e mais rápido.



AUMENTO DA DISPOSIÇÃO


O aumento da disposição está diretamente ligado à melhora da capacidade cardiorrespiratória. As atividades aquáticas oferecem grandes benefícios para a saúde cardiovascular, com queima de gordura, regulação do colesterol, fortalecimento do coração e controle dos níveis da pressão arterial. Além disso, a pressão da água facilita a troca venosa e reduz inchaços.


As aulas de natação, em especial, têm destaque no ganho respiratório ao ampliar a capacidade dos pulmões, o que faz uma enorme diferença na disposição, reduz a sensação de cansaço e diminui o gasto de energia.



MELHORA DO HUMOR


Os exercícios físicos ajudam a regular as substâncias no cérebro responsáveis pela sensação de prazer e bem estar, atuando diretamente na melhora do humor. As atividades aquáticas, somam a isso o relaxamento muscular e a sensação de conforto e prazer da água aquecida. Com a prática constante, muitas funções do organismo são reguladas, provendo mais saúde física e mental, autoestima e qualidade de vida, colaborando para a melhora do humor.


MELHORA DA AUTOESTIMA


A atividade física ajuda muito na melhora da autoestima, não só em relação à estética, mas também na mentalidade.


Estar satisfeito a própria expectativa estética, possuir boa saúde e condições físicas aumenta a sensação de autoestima. Além disso, a prática do exercício leva a vários desafios físicos e psicológicos, que quando vencidos, promovem a sensação de satisfação pessoal, ajudam a perceber-se capaz e leva a uma mudança positiva em relação à autoimagem, que se estende às demais áreas da vida.


👉 Saiba mais: A ATIVIDADE FÍSICA MELHORA A AUTOESTIMA



EQUILÍBRIO PARA A VIDA


O organismo saudável tem mais disposição, força e resistência para executar as demandas diárias. Equilibrar as funções do organismo - com atividade física regular, alimentação saudável e sono de qualidade - previne uma série de doenças, aumenta a qualidade de vida e até a longevidade. A atividade física ainda melhora significativamente os aspectos mentais e, aliado ao acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, ajuda a tratar quadros de ansiedade, depressão e estresse.


A criação e manutenção de bons hábitos, disciplina e concentração ajudam a aumentar a produtividade e por fim, a melhora na autoestima leva a confiar mais na própria capacidade e arriscar mais.


O resultado é você no controle da sua vida, trabalhando em busca das suas metas e sonhos.



BÔNUS: 5 DICAS PARA MELHORAR SUA PRODUTIVIDADE


1. PLANEJAMENTO

Planeje sua semana com antecedência. Separe as tarefas que realizará a cada dia e tenha em mente o tempo que levará para elas. Organize a ordem das atividades de forma a gerenciar melhor o seu tempo, divida as demandas grandes em pequenas etapas definidas e faça pausas durante o dia.


2. ORGANIZE O AMBIENTE

Mantenha seu ambiente de trabalho e/ou estudo organizado. Um ambiente agradável e organizado ajuda na concentração. Evite o que pode trazer alguma distração, retirando de perto ou dificultando os gatilhos de dispersão.


3. FACILITE OS PROCESSOS

Estabeleça processos para as atividades recorrentes. Isso ajuda a realizá-las mais rápido e gastando menos energia.


4. TENHA METAS REALISTAS

Estabeleça metas que sejam realistas, em relação ao tempo que você gasta para cada tarefa, a quantidade de atividades que podem ser realizadas num dia, o esforço necessário para alcançar os resultados, os prazos que você tem. Superestimar suas metas pode levar a frustração. Desafie-se de forma consciente e seja constante nos pequenos passos.


5. RECOMPENSA

Recompense as suas pequenas conquistas! Você pode riscar as atividades concluídas ou se presentear com pequenos mimos, seja um café ou um alongamento no intervalo. Faça algo que te ajude a sentir a conclusão da tarefa ser recompensada de alguma forma, por mais simples que pareça.


E não se esqueça, faça uma atividade física!

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo