A influência do esporte na formação do caráter


A prática esportiva pode entregar resultados que vão além dos benefícios fisiológicos, melhora na qualidade de vida e redução dos riscos de doenças. Afinal, estamos falando de uma das principais ferramentas de autodomínio, auto conhecimento, socialização e superação. A criança inserida no esporte aprende a lidar com suas emoções, os limites do corpo e também desenvolve as habilidades motoras básicas que servirão como base para a progressão de habilidades específicas no futuro.


O esporte estimula a socialização, serve como um antídoto natural de vícios, ocasiona maior empenho na busca de objetivos, reforça a autoestima, ajuda a equilibrar a ingestão e o gasto de calorias e leva a uma menor disposição a moléstia (Kátia, P.D. 1996). Através dessa prática é possível aprender diversos conceitos e desenvolver habilidades físicas e sociais que ajudam a moldar o futuro de uma pessoa, contribuindo para a formação da personalidade e caráter do indivíduo.


Para entender o quanto a prática esportiva contribui para a formação do caráter e da personalidade dessa faixa etária, é necessário antes entender o jovem e adolescente. Dos treze aos dezoito anos, um menino ou uma menina passa por um desenvolvimento interior quase impossível de medir. Quem não lida com os jovens - ou faz apenas certa distância - não tem ideia de quantas dúvidas, quantas tempestades, quantas paixões acompanham a transformação do espírito adolescente (Aguiló, 2014). O jovem, para muitos, é visto invariavelmente como um problema. Jamais como uma solução (Luckesi, C.c, 1993).


O caráter não é como um sobrenome de alta importância que se herda sem esforço, é resultado de uma batalha singular que cada um trava consigo mesmo e da qual depende em grande medida o sucesso da vida. O sucesso na formação do caráter dependerá grandemente do que as crianças julgam precisar melhorar, e essas ideias podem servir-nos para abordar o tema com eles. Aliado a formação do caráter, vejamos a seguir o que o esporte pode ensinar e transformar.



Esforço


Assim como a formação de caráter, para se alcançar um resultado no esporte, exige-se esforço e uma grande dose de disposição, e para isso, é necessário algo que impulsione o indivíduo, podendo ser a melhora pessoal, a busca por uma vida mais saudável, emagrecimento, o sonho de ser um esportista, entre outros. Para que se alcance esse resultado, a sua vontade é determinante neste processo, e isso nos ensina a andar com as próprias pernas, a ter responsabilidade pelas próprias decisões.


Tendo isso em mente, logo se percebe que, sem desenvolver a vontade, não é possível realizar muitas coisas com eficiência, e que, sem o mínimo de esforço, acabará mais um, entre tantos talentos, sem uma perspectiva. Nesse ponto, se nota o quanto é positivo a influência do esporte, principalmente, por ensinar a perseguir os próprios objetivos com determinação, sendo um precioso ensinamento para a vida e para as ocasiões do dia a dia.


Da mesma forma que ninguém domina um idioma depois de um punhado de aulas e algumas semanas no exterior, um bom atleta não se faz do dia para a noite, exige-se perseverança, constância, empenho e muita disciplina. Como tudo na vida, para se atingir algo é preciso muito esforço e dedicação, de forma que quem não o tem acaba-se por abandonar suas metas, sentindo-se incapaz ou fracassado.



Persistência


Outro pilar imprescindível para alcançar seus objetivos é a persistência. É ela quem faz que sejamos capazes de perseverar no cumprimento do nosso dever, de estudar, de continuarmos firmes ao aprender uma nova tarefa, entre tantas outras coisas, porque o mais difícil não é formularmos princípios retos - isso é relativamente fácil -, mas sim persistir neles, apesar das mais variáveis circunstâncias da vida.



Aprender a lidar com obstáculos


Como dizia Enrique Rojas, qualquer biografia é repleta de cordilheiras de obstáculos e frustrações. Perscrutar a vida alheia é descobrir as suas escaramuças, os sinais de luta do indivíduo contra si mesmo e o seu entorno, mas também descobrir a grandeza do esforço por avançar, por “viver”. A vida é uma disputa permanente com a adversidade.


Ao envolver o esporte, a criança/atleta estará exposta a uma série de situações adversas e de obstáculos a serem superados. A partir dessas situações o praticante deve buscar encontrar e/ou desenvolver recursos internos e externos para lidar com as adversidades, processo associado ao conceito de resiliência, que se refere à “capacidade humana para enfrentar, sobrepor e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade” (GROTBERG, 2002, p. 20). Assim, sabendo lidar com os contratempos, a criança vai obter a capacidade de encarar os obstáculos com espírito esportivo.



Aprender a lidar com a timidez


O esporte também nos proporciona um aumento na autoestima. Uma pessoa que não tem autoestima se sente muitas vezes inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é, e com um sentimento vago de não ser capaz, desistindo facilmente de tudo que faz (Medina, J.P.S. 1995).


O esporte oferece à criança oportunidade para desenvolver seus pontos fracos e fortalecer os fortes, adquirir competências de movimento, identidades, desenvolver conhecimentos e percepções necessárias para um engajamento independente e crítico.


A promoção da autoestima visa dar auxílio às pessoas em relação a seus conflitos internos e externos, tirando-lhes da situação de conformismo em que se encontram e, assim, dar-lhes uma nova percepção para que consigam resolvê-los. (Botelho, A.F., 2006)



Aprender a se vencer nas pequenas coisas


“Evitar habitualmente aquilo que requer esforço torna mais difícil mantermo-nos dentro dos limites da ética e da sensatez.”


É importante se ter em mente que a vontade cresce com o exercício contínuo em pontos concretos. Dessa forma, isso só será possível na luta que empreendemos a cada dia, independente se queremos ou não.


Quantas vezes o despertador tocou e a última coisa que você queria era se levantar, mas mesmo assim você venceu o impulso de continuar na cama e pôs-se em pé. Quantas vezes você estava indisposto ou cansado demais para ir trabalhar, ou estudar, e mesmo assim foi? De fato, nem sempre estaremos bem, ou dispostos para encarar determinada tarefa, contudo, devemos ser fiéis ao cumprimento diário do nosso dever.


O esporte também ensina cada um a vencer-se a si mesmo nas pequenas coisas, e assim, vencendo-se nas pequenas, é possível vencer-se com mais facilidades nas grandes.


Não se consegue desenvolver uma vontade firme da noite para o dia. É preciso seguir um programa de exercícios para fortalecer o músculo da vontade, realizando exercícios repetidos e fazendo um esforço considerável. Esforce-se a cada dia por superar-se, ainda que seja nas pequenas coisas.


Considerações finais


É importante ressaltar que, todos esses valores que o esporte traz só terão impacto na vida dos participantes se a prática for conduzida de acordo com as premissas da educação pelo esporte. Juntamente com o exemplo e o apoio dos pais, pois não há nada mais eficaz para a educação do que o testemunho da vida dos pais.


O esporte pode e deve ser considerado como uma das ferramentas mais eficazes para trabalhar com crianças e jovens, já que, além de ser uma atividade prazerosa e que traz diversos benefícios para a saúde física do praticante, ele desenvolve diversos valores que poderão ser transladados para outras esferas da vida dos esportistas (Rubio, K. et al, 2011).



TEXTO POR: Beatriz Ribeiro. Líder do Projeto Formando Campeões na Vida.

@biaaa_ribeirooo


Referências


AGUILÓ, A. P. Educar el caráter. Ediciones Palabra, S.A., Madrid.


BOTELHOS, A.F. O desenvolvimento da auto-estima através da educação física e do esporte: tendo como base a realização do segundo tempo. Universidade de Brasília. Fortaleza, 2006.


SANCHES, S.M. RUBIO, K. A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.4, p. 825- 842, dez. 2011.


HASSENPFLUG, W. Educação pelo Esporte: Educação para o desenvolvimento humano pelo Esporte. São Paulo: Saraiva/Instituto Ayrton Senna, 2004.

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