DIFICULDADE EM REALIZAR ALGUNS MOVIMENTOS?

Saiba como a hidroginástica pode ajudar.


Você tem dificuldades para realizar alguns movimentos ou tem convivido com diversas dores, como se já fossem parte de você? E se eu disser que não precisa ser assim?

Viver com dores e limitações físicas não é normal! Podem haver maneiras acessíveis de tratar as suas causas, minimizar o sofrimento e obter mais qualidade de vida.

Praticar hidroginástica pode contribuir significativamente no tratamento de lesões, doenças reumáticas*, problemas posturais, aliviar dores e ainda retardar os sintomas do envelhecimento. Essa modalidade costuma ser muito recomendada por ortopedistas, fisioterapeutas, reumatologistas e outros especialistas para ajudar no fortalecimento muscular sem prejudicar as áreas frágeis do corpo, pois possui baixo impacto para as articulações. Vale lembrar que é importantíssimo ter orientação médica para o seu caso antes de entrar na piscina, afinal é necessário conhecer o seu problema em específico e seguir as indicações do especialista.


Saiba mais sobre as origens mais comuns das limitações de movimentos e a atividade aquática pode trazer benefícios.

TENDINOPATIA

O que é: Engloba patologias nos tendões como a tendinite (inflamação dos tendões) e a tendinose (lesão crônica). Tende a acometer tornozelos, joelhos e ombros, causando fortes dores, possíveis inflamações, rigidez, inchaço e queimação nas áreas afetadas. Essas lesões podem ser causadas por sobrecargas e esforços repetitivos, comumente no trabalho ou em esportes intensos. Na maioria das vezes pode ser tratada com medicamentos, fisioterapia, bolsas de gelo, repouso ou mudança de atividade física, mas em casos graves pode exigir cirurgia.

Como a hidroginástica pode ajudar: As atividades aquáticas podem ajudar na recuperação desse tipo de lesão (após tratar a inflamação) de forma ativa e com baixo impacto. Ela também vai promover o fortalecimento muscular para prevenir novas lesões por esforços repetitivos, diminuir as dores crônicas, a rigidez e o inchaço.


ARTRITE REUMATÓIDE

O que é: É uma inflamação crônica autoimune - na qual o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos - que prejudica as articulações e órgãos internos. Nas articulações, a doença costuma afetar mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna cervical, podendo causar dores, inchaços, caroços, mal-estar, febre, fraqueza, rigidez matinal e limitação de movimentos. Com o passar do tempo é capaz de provocar deformidades nas articulações e comprometer os movimentos. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos, fisioterapia e atividade física adequada.

Como a hidroginástica pode ajudar: Controla o desgaste das articulações e diminui a sensação de fraqueza com fortalecimento da musculatura, reduz dores e inchaços através das propriedades da água, combate a rigidez e melhora a amplitude dos movimentos.


ARTROSE

O que é: Um tipo de artrite (osteoartrite) que ocorre quando as cartilagens nas extremidades dos ossos se desgastam. Tende a provocar fortes dores, inchaços, rigidez, queimação e limitação de movimento. As áreas mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna. São fatores de risco a obesidade, esforços físicos repetitivos, esportes com impacto e envelhecimento, mas também pode ser desencadeada a partir de outras doenças e traumas prévios. A doença não tem cura, mas medicamentos e exercícios adequados podem adiar a sua progressão, manter os movimentos e minimizar os sintomas. Em alguns casos pode ser indicado cirurgia.

Como a hidroginástica pode ajudar: Previne e estaciona o desgaste das articulações e ossos ao trabalhar o fortalecimento muscular, reduz dores e inchaços através das propriedades da água, ajuda a dar mais firmeza, equilíbrio, elasticidade e a melhorar a amplitude dos movimentos. Em alguns casos, pode evitar a necessidade de intervenção cirúrgica.


OSTEOPOROSE

O que é: Condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. Seu surgimento é comum com o avançar dos anos, principalmente em mulheres, pessoas sedentárias e com má alimentação. Costuma não apresentar sintomas e ser identificada depois da primeira fratura óssea. Apesar de não ter cura, o tratamento com medicamentos, dieta saudável e atividade física adequada pode melhorar a qualidade de vida.

Como a hidroginástica pode ajudar: Diminui o risco de quedas ao trabalhar fortalecimento muscular e equilíbrio, também ajuda a prevenir fraturas ao aumentar a densidade óssea, com a possibilidade de exercícios mais intensos, sem forçar em excesso as áreas frágeis do corpo.


FRAQUEZA MUSCULAR

O que é: Entende-se como força reduzida em um ou vários músculos do corpo, a fraqueza muscular não é uma doença mas pode ser um sintoma de problemas musculares ou articulares, ser causada pela desnutrição ou estar relacionada a falta de condicionamento físico.

Como a hidroginástica pode ajudar: Promove o fortalecimento dos vários grupos musculares do corpo com baixo impacto para as articulações. Por ser realizado em meio aquático, os exercícios relaxam a musculatura, facilitam os movimentos e aliviam possíveis dores. A baixa atuação da gravidade dentro da água é um facilitador da movimentação e a intensidade do exercício traz melhora cardiorrespiratória e aumenta a disposição.


FIBROMIALGIA

O que é: Dor crônica que afeta o corpo todo, que pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações ou deformidades físicas. Nessa doença, pode haver sensibilidade ao toque e enrijecimento da musculatura em diversos pontos do corpo, ainda são somados sintomas como enxaqueca, fadiga, sono não reparador, falta de disposição e energia, problemas de memória, concentração, ansiedade e problemas intestinais.

Como a hidroginástica pode ajudar: Melhora a qualidade do sono, diminui as dores, relaxa a musculatura, aumenta a disposição e a energia, fortalece o corpo, trabalha o cardiorrespiratório trazendo ganhos para a memória e ainda ajuda a controlar a ansiedade.


PROBLEMAS POSTURAIS

O que são: A coluna vertebral saudável deve ser ereta, por isso, quando ela é afetada por algum desalinhamento, temos um problema postural. Há vários tipos de desvios posturais, podendo ser genéticos, acidentais, adquiridos por maus hábitos ou outros fatores. Os tipos mais comuns que conhecemos são: Escoliose, Lordose e Cifose. Essas enfermidades costumam causar dores, prejudicar ossos, articulações e limitar a movimentação.

Como a hidroginástica pode ajudar: Contribui para o fortalecimento muscular e sustentação da coluna, consciência corporal e diminuição de dores. A atividade física pode prevenir o surgimento e agravamento dessas doenças e, em casos mais leves, ajudar no alinhamento postural e amplitude dos movimentos.


Saiba mais sobre problemas posturais e os benefícios da natação: NADAR CORRIGE A POSTURA?


DOENÇAS CAUSADAS PELA

OBESIDADE

O que é: O excesso de gordura corporal, em si, não é uma doença, mas aumenta muito o risco de diversos problemas de saúde. Na locomoção, o sobrepeso prejudica as articulações, causando dores, inchaços, fraqueza, fadiga e amplitude de movimento reduzida.

Como a hidroginástica pode ajudar: A atividade tem grande queima calórica e fortalece a musculatura sem forçar as articulações, ajuda a aliviar as dores, diminui os inchaços, melhora a circulação sanguínea, aumenta a disposição e a amplitude do movimento. Dentro da água, a movimentação é mais leve e facilitada devido a baixa ação da gravidade, enquanto a resistência da água promove um trabalho de força em todos os movimentos. A hidroginástica ainda contribui para a regulação do colesterol, hipertensão e outros males associados à obesidade.


DOENÇAS CAUSADAS PELO

ENVELHECIMENTO

O que é: Com o avançar da idade é muito comum o surgimento de doenças que afetam a locomoção, prejudicam a postura e sustentação da coluna, o equilíbrio, a coordenação motora, causam dores crônicas, enrijecimento muscular, fraqueza, falta de disposição, “travamento” nas articulações, ossos frágeis, entre outros fatores. Ter acompanhamento médico, alimentação saudável e prática de exercícios é de extrema importância. Quando não há estes cuidados o idoso tende a ir perdendo a mobilidade e até a autonomia, causando grande sofrimento, não só físico, mas também psicológico e emocional.

Como a hidroginástica pode ajudar: A hidroginástica ajuda a retardar o desgaste do corpo e os sintomas do envelhecimento, a diminuir as dores e inchaços, a aumentar a disposição, a fortalecer o corpo, a diminuir o risco de quedas, a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. O exercício na água é muito indicado para terceira idade, pois há baixo impacto para as articulações, evitando sobrecargas e lesões. Além disso, a baixa ação da gravidade na água, deixa a movimentação mais leve, facilitando o exercício e promovendo a maior amplitude dos movimentos, o que também contribui para a retomada da autoestima. Ainda, a hidroginástica beneficia o idoso com a melhora cardiorrespiratória, regulação do colesterol, da pressão arterial e do diabetes, contribui para a saúde psicológica, ajuda na memória e promove a socialização.


Se você tem sofrido com problemas ou sintomas semelhantes a estes, procure seu médico para formalizar um diagnóstico e venha experimentar os benefícios da hidroginástica na sua vida!

Entre em contato: Fone/WhatsApp (43) 3336-1117






139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo