COMO VENCER O SEDENTARISMO?

Atualizado: Ago 18

Incluir a atividade física na rotina traz inúmeros ganhos para a saúde como um todo. A prática de atividade física combate uma série de doenças, aumenta a resposta imune do corpo, traz mais disposição, vitalidade, melhora o humor, a autoestima e ajuda na saúde mental, sendo benéfica contra a ansiedade e a depressão. O resultado é uma vida mais longa, equilibrada e saudável.


Adquirir hábitos saudáveis, pode não parecer fácil de início, principalmente para quem leva uma vida sedentária, mas dado o pontapé inicial, a sensação de bem estar ajudará a manter o propósito. Para tomar essa iniciativa, é importante compreender a real importância de uma vida ativa, e tendo esta consciência, buscar uma atividade física prazerosa, pois isto faz toda a diferença na hora de transformar o propósito em hábito.



O QUE É SEDENTARISMO?

O comportamento sedentário pode ser definido como:

"Atividades que são realizadas na posição deitada ou sentada e que não aumentam o dispêndio energético acima dos níveis de repouso, <= 1.5 equivalentes metabólicos (METs)." [UFTM]

O comportamento sedentário está frequentemente ligado à inatividade física e seus prejuízos. É sabido que o sedentarismo está associado ao surgimento de diversas doenças, sendo considerada pela OMS um problema de saúde pública e o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, três em cada 100 mortes registradas em 2017 no Brasil podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo.


A saúde fragilizada torna a pessoa mais suscetível ao surgimento de patologias. A lista de danos associadas à vida sedentária é longa e grave:

  • Cardiopatia;

  • Obesidade;

  • Diabetes;

  • Hipertensão arterial;

  • Câncer;

  • Problemas de saúde mental;

  • Problemas ósseos e articulares;

  • Fraqueza e cansaço;

  • Distúrbios do sono;

  • Envelhecimento precoce.


8 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL


1. Combater e tratar doenças

A prática de atividade física previne e regula a pressão arterial, colesterol e diabetes. Ainda ajuda na queima calórica, no combate à obesidade e reduz o risco de infarto.


2. Contra problemas ósseos, musculares e articulares

Osteoporose, reumatismos, artrite, artrose, lombalgias, problemas posturais e outras patologias podem ser evitadas e tratadas com a prática de exercícios regulares. Através do fortalecimento muscular é possível diminuir as dores articulares e as atividades adequadas são capazes de aumentar a densidade óssea.


3. Força e Disposição

Exercitar-se promove o fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, diminuindo a sensação de cansaço e aumentando a disposição para as atividades diárias.


4. Físico e autoestima

A prática de exercícios leva ao aumento da consciência e domínio corporal, conquista de novas habilidades, melhora da satisfação estética e autoestima.


5. Saúde mental, bom humor e prazer

A atividade física promove o relaxamento, alivia o estresse e é aliada no combate à ansiedade e depressão. Além disso, libera substâncias no cérebro que causam prazer e melhoram o humor.


6. Foco, concentração, memória e disciplina.

A prática constante de exercícios contribui para a manutenção da disciplina e aumenta a disposição para a realização das atividades. Além disso, a melhor oxigenação do cérebro ajuda à memória, o foco e a concentração, potencializando a produtividade pessoal.


7. Longevidade, vitalidade e qualidade de vida

A prática de atividade física adequada somada a hábitos saudáveis pode retardar os sintomas do envelhecimento e até melhorar funções do corpo já prejudicadas, trazendo mais saúde, autonomia, longevidade e qualidade de vida.


8. Socialização

A socialização é um importante fator para manutenção da saúde mental e está ligada com o aumento da longevidade e humor. As atividades coletivas são ótimas para promover a socialização, que em retorno, ajudam a incentivar a manutenção da atividade física.



BÔNUS: ATIVIDADES AQUÁTICAS COMO SOLUÇÃO


Iniciar Natação ou Hidroginástica pode ser a solução para você que ainda não encontrou um exercício motivador. As atividades aquáticas são muito prazerosas, melhoram o humor e ampliam a capacidade cardiopulmonar, aumentando a disposição. Os exercícios parecem ser mais fáceis, pois a sensação de leveza da água facilita a movimentação, enquanto a temperatura agradável relaxa o corpo e alivia o estresse. Muitas pessoas que nunca se adaptaram a exercícios terrestres, encontram sua preferência na piscina e conseguem enfim adicionar hábitos saudáveis à sua rotina.


Indivíduos que já sofrem com consequências do sedentarismo, como obesidade e problemas articulares, são especialmente recomendados à atividades aquáticas, pois possuem baixo impacto para as articulações, trazendo grandes benefícios à saúde sem prejuízo para as áreas fragilizadas do corpo.


Tais atividades, realizadas com o devido acompanhamento profissional, são indicadas para todas as idades e condições físicas, sendo capazes desde atuar na recuperação de lesões físicas até trabalhar um condicionamento mais avançado no aluno.


Além de todos os benefícios da prática de atividade física, as modalidades aquáticas ajudam na coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, diminuição do inchaço nas pernas, correção de problemas posturais e tratamento de doenças respiratórias.



Você pode conquistar uma vida muito mais saudável, física e mentalmente. São muitos benefícios esperando por você. Vale a pena tentar! E aí, você topa?


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