O cloro da piscina mata o Coronavírus?
Sim! Este tipo de vírus é frágil ao cloro, por ser do tipo envelopado, ou seja, é envolvido por uma frágil cápsula de gordura protetora.

"O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos retira a cápsula e mata o vírus", afirma Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especialista em doenças infecciosas e parasitárias e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia. [G1]
A concentração de cloro livre necessária para desinfecção na piscina é de pelo menos 0,5 ppm. O tratamento padrão da piscina é mantido entre 01 e 03 ppm de cloro livre, sendo assim, é de 2 a 6 vezes mais do que necessário para matar o vírus, segundo a SOBRASA.
Na Arena Club, a cloração da água é feita com Cloro Granulado profissional, a 65% de cloro ativo. A substância química desse composto é o Hipoclorito de Cálcio, que é mais eficiente do que o Hipoclorito de Sódio, presente na água sanitária.
Vale ressaltar que o que mata o vírus não é o “cloro” em si, mas a reação do composto utilizado com a água em concentração e pH corretos.
“O cloro tem substâncias (hipocloroso e íon hipoclorito) que atacam os micro-organismos e bactérias na água e destroem suas enzimas. Conforme destroem a estrutura no interior das células, os compostos químicos deixam as células de bactérias oxidadas, matando-as e deixando-as inofensivas.” (Johnson, 2017)
A temperatura e o pH da água influenciam?
Sim! O pH da água influencia na evaporação do cloro. O cloro é mais ativo no pH ácido (abaixo de 7), mas é também é instável. Quando está acima do pH 8 (alcalino) tem ação desinfetante reduzida. Por isso, o tratamento padrão obrigatório (segundo a NBR 10818/2016) requer que o pH seja mantido entre 7,2 e 7,8. Além disso, o pH fora dessa faixa pode irritar os olhos e pele.
Segundo especialistas, a temperatura da água influencia no tratamento, sendo que, temperaturas mais elevadas ajudam a desinfecção.
Como a academia mede o cloro e o pH da piscina?
A medição de cloro e de pH é feita diariamente com o uso de reagentes específicos. Os testes são realizados na própria academia e a medição pode ser assistida por quem desejar. O teste acompanha um medidor com graus de coloração, tornando a leitura do resultado bastante simples.
Em quanto tempo o cloro mata?
Não há estudos específicos sobre o tempo de reação do cloro na água da piscina com o coronavírus. As pesquisas que tomamos como referência mostram que:
Uma solução de hipoclorito a 0,05 ppm (0,05%), citada como possibilidade para a higienização das mãos, pode inativar este vírus entre 15 e 20 segundos, de acordo com Dr. Jorge Macedo, especialista em química.
Uma solução de hipoclorito de sódio a 0,1 ppm (0,1%), poderia inativar o vírus entre 30 segundos a 1 minuto, segundo estudos da World Health Organization.
A concentração de hipoclorito indicada pela Anvisa, seguindo as recomendações da OMS, para limpeza de superfícies é 0,5%.
A concentração de cloro livre da piscina fica entre 1ppm e 3ppm.
“A morte de organismos pela ação de um desinfetante, fixando-se os outros fatores, é proporcional à concentração do desinfetante e ao tempo de reação. Deste modo, pode-se utilizar altas concentrações e pouco tempo, ou baixas concentrações e um tempo elevado” (Meyer, 1994).
PS. Em falar em concentração, vale lembrar que a água sanitária pura não é eficiente contra o coronavírus, pois é necessária a reação com água. (Macedo, 2020)
O ambiente aquático é seguro?
Dentro da água há uma maior segurança devido a desinfecção do cloro. Apesar da disso, é importante ressaltar que em esportes aquáticos, há grande dispersão de partículas, causando possíveis exposições.
“Em qualquer ambiente aquático a aerossolização é muito maior do que em outros ambientes, podendo dessa forma carrear o vírus além das distâncias estabelecidas para áreas fora do ambiente aquático (durante a natação, e outros esportes aquáticos incluídos).” (SOBRASA,2020)
Há também o risco de contato com superfícies contaminadas em vestiários e ambientes comuns, além de possível exposição dos alunos do deslocamento de casa até a academia.
Como minimizar esse risco?
É possível minimizar o risco de contágio, mas é de extrema importância que você compreenda que não é possível anulá-lo completamente. Dependemos da colaboração de todos os alunos para as medidas que serão tomadas sejam efetivas.
Essas são algumas das recomendações do Ministério da Saúde:
● Não compartilhe objetos de uso pessoal, como pranchas, palmar, pé de pato e outros.
● Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
● Durma bem e tenha uma alimentação saudável;
● Mantenha uma distância de pelo menos 1,5 metro das outras pessoas;
● Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas (fique em casa!).
Qual é o posicionamento da Arena Club ?
Nós ainda não temos liberação nem previsão de retorno às atividades. Mas já estamos estudando e planejando a melhor forma para um possível retorno, de modo a oferecer saúde e segurança.
O mundo inteiro está sofrendo com as consequências da pandemia, em termos de saúde física, psicológica, emocional, como também social e financeiramente. Nossa missão é proporcionar mais saúde às famílias.
Nesse tempo crítico, queremos ajudar a:
fortalecer a imunidade das pessoas através da atividade física;
promover a melhora da saúde respiratória, diminuindo o risco de agravamento de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus;
amenizar os sintomas de depressão, ansiedade e pânico por meio da atividade física e socialização controlada, obedecendo às medidas de segurança rigorosas para evitar o contágio.
proporcionar a prática de atividade física em ambiente mais seguro contra a propagação de vírus.
Ressaltamos, que apesar do plano em andamento, não iremos tomar medidas precipitadas ou inconsequentes em relação a abertura, afinal, saúde é coisa muito séria!
Quais medidas serão tomadas?
Uma série de medidas estão em planejamento e serão passadas detalhadamente aos alunos antes do retorno. Vale lembrar que este planejamento só poderá ser efetivamente concluído quando obtivermos um decreto específico para o nosso setor. Até o momento, não há nenhum posicionamento do governo a respeito de escolas de natação.
Nosso plano inclui medidas como:
Alerta para alunos com qualquer tipo de sintoma gripal permanecer em casa!!!
Retorno gradativo dos alunos;
Liberação para livre congelamento de contratos sem nenhum prejuízo para quem optar ou precisar permanecer em casa;
Alteração dos horários e turmas para redução drástica e controle do número de pessoas por horário;
Desinfecção rigorosa do ambiente;
Higienização dos alunos na entrada;
Alterações na dinâmica das aulas para manter um distanciamento seguro;
Alterações nos ambientes comuns para evitar qualquer aglomeração.
Além de muitas outras questões específicas que estão sendo minuciosamente estudadas e discutidas.
Nós não temos todas as respostas para as dúvidas e inseguranças deste período, mas nos comprometemos em buscá-las mediante muito estudo, planejamento e responsabilidade.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, divida com a gente na caixinha abaixo ou em nossas redes sociais. Estamos à sua disposição (em home office). Conte com a gente e fique seguro.
FONTES PARA CONSULTA:
(clique para acessar o site)
EHOW - Como o cloro age para matar as bactérias?
G1 - Bem Estar - Que produtos de limpeza matam o coronavírus?
ANVISA - NOTA TÉCNICA Nº 26/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA
UFC - VERIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE PISCINAS DE ACORDO COM A NBR 10818/2016
PARA OS CURIOSOS:
UFRGS - Quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive em superfícies?
ECOMASTER - Cloro, hipoclorito e água sanitária - Para entender as diferenças entre eles.
MUNDO EDUCAÇÃO - Reação química da adição de cloro na água
Curiosidades químicas:
O ácido hipocloroso (HClO) é o agente bactericida e oxidante mais potente.
O cloro residual livre (CRL) é o cloro nas formas Cl2, HClO e ClO-
Quando um derivado clorado é adicionado à água, desejamos que exista no meio apenas HClO (ácido hipocloroso) e ClO- (hipoclorito), que é o denominado cloro residual livre (CRL) responsável pelo processo de desinfecção.
Entenda a reação do hipoclorito de cálcio e do hipoclorito de sódio com a água aqui.