Falta de concentração e baixa produtividade. E agora?

O trabalho precisa ser feito, mas você não consegue. Falta foco, concentração e sua produtividade está caindo. A sensação é de impotência e frustração. Você já se sentiu assim?


A queda na produtividade está comumente ligada a desmotivação, sobrecarga de trabalho, estresse, tensão, insegurança, ansiedade entre outras desordens físicas e mentais.


Em tempos de incertezas e mudanças repentinas, como vivemos nesta pandemia, é muito comum haver um abalo na saúde física, emocional e mental. Esse estresse pode se manifestar na falta de foco, de concentração e prejudicar até mesmo as atividades simples do dia a dia, levando a uma queda na produtividade e gerando frustrações.





Qual é a origem do problema?


Para começar, é importante identificar a origem do seu problema para buscar o tratamento adequado. Conversar com amigos e familiares pode ajudar a esclarecer a respeito do desequilíbrio, mas atenção: não se automedique, pois você pode piorar. Contar com ajuda médica, psiquiátrica ou psicológica é sempre a melhor opção.

Para ajudar a refletir sobre o tema, vamos dividir em três campos:


FÍSICO - Algumas doenças de ordem física, como anemia e disfunções hormonais, como da tireoide, falta de vitaminas e até mesmo algumas intolerâncias alimentares podem provocar a indisposição e prejudicar a concentração. O estresse acumulado pode desencadear dores musculares e de cabeça, além disso, a falta de sono também desregula o funcionamento do organismo e prejudica o rendimento.


MENTAL - A depressão é uma das maiores causas de queda na produtividade. Crises de ansiedade, estresse elevado e insônia também afetam nossa rotina. A sobrecarga de tarefas pode trazer consequências negativas para a memória e o foco, além disso, pode até desencadear doenças como a Síndrome de Burnout.


EMOCIONAL - Crises no emprego, problemas interpessoais, dificuldades familiares, inseguranças e mudanças repentinas podem abalar a saúde como um todo e afetar a produtividade. Além disso, o sentimento de apatia, a falta de objetivos claros, problemas de autoconfiança ou não ter reconhecimento, podem desmotivar, e consequentemente, afetar a concentração.


ATIVIDADE FÍSICA COMO GRANDE ALIADA


A boa notícia é que a prática de atividade física pode melhorar muito a produtividade, pois ela auxilia na prevenção e tratamento de doenças e está relacionada positivamente com o bem-estar físico, emocional e psíquico. Segundo especialistas britânicos, há uma substância no cérebro chamada feniletilamina, ques está ligada a à energia, ao humor e à concentração. A atividade aeróbica pode aumentar os níveis dessa substância.

Motivos para começar:


CORPO SÃO - A atividade física regular pode trazer mais saúde para o corpo, pois melhora a qualidade do sono e a disposição, aumenta imunidade, regula as funções do organismo e previne doenças. Ela também auxilia no tratamento de dores crônicas, musculares ou articulares.


MENTE SÃ - Durante a prática de exercícios, são liberadas substâncias que melhoram o humor, ajudam a relaxar, combater o estresse, a ansiedade, tem relação com a redução de comportamentos neuróticos e até contribui no tratamento da depressão, sendo muito recomendada por psicólogos e psiquiatras. Há também importantes ganhos para a memória, inteligência, criatividade e aumenta a capacidade de concentração.


EMOCIONAL SÃO - A prática de atividade física traz ganhos significativos para a autoimagem e da autoconfiança. Além disso, esportes que estimulam a disciplina e a superação têm efeitos positivos na vida como um todo e podem ajudar a encarar os desafios diários de maneira mais positiva, destemida e determinada.



BÔNUS: A NATAÇÃO PARA PRODUTIVIDADE

Você pode ter ganhos com diversas atividades físicas, mas a natação tem alguns benefícios específicos que merecem destaque:


CONCENTRAÇÃO - A natação requer grande consciência corporal e controle da respiração. Mais do que o esforço físico, a técnica exige muito do cérebro, o que contribui para a melhora da concentração.

DISPOSIÇÃO - Adeus, fadiga! A prática da natação aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fazendo você sentir um aumento significativo na disposição.


RACIOCÍNIO RÁPIDO - O exercício realizado na natação aumenta o volume da caixa torácica, e quanto melhor é o trabalho do pulmão, mais oxigênio o cérebro recebe, acelerando o raciocínio.

PERSISTÊNCIA - A prática de esporte contribui com o psicológico. Nadar pode aumentar a automotivação e treina a persistência. Tal mudança de hábitos, mostra resultados também fora da piscina.

RELAXAMENTO - A pressão e a temperatura da água ajudam a relaxar a musculatura e aliviar o estresse. Além de liberar substâncias que melhoram o humor, a sensação da água aquecida é muito prazerosa, tornando todo o exercício mais animador.



MAIS DICAS!


Agora que você já sabe a importância de cuidar da saúde para melhorar a produtividade, aproveite mais algumas dicas:


ALIMENTAÇÃO

Não dá para ter uma vida saudável falhando nesse ponto. Ter uma alimentação balanceada é essencial para manutenção da saúde como um todo. Coloque na sua lista de prioridades. Por falar em lista…


PLANEJAMENTO

Planejar as atividades, dividir por etapas e estipular prazos ajuda muito na realização de tarefas e até na motivação. Além disso, ter consciência do que é realmente possível ser feito e quanto tempo leva, evita frustrações desnecessárias.


ORGANIZAÇÃO

Manter tudo organizado melhora o foco e ainda ajuda na sensação de bem-estar. Também ajuda a reduzir o tempo de execução de tarefas, aumentando a produtividade.


FAZER PAUSAS

Ter intervalos para descanso é de grande importância para manter a qualidade do trabalho. Dê uma volta, tome água, alongue-se e respire fundo a cada duas mais ou menos.


--

E aí? Vamos cuidar melhor dessa saúde?

Comece já a adotar novos hábitos!

FONTES:

GYMPASS - Problemas de saúde e produtividade no trabalho.

PSICÓLOGOS BERRINI - Dificuldade de concentração

MINHA VIDA - Dificuldade de concentração e problemas emocionais ou cognitivos

SAÚDE COLETIVA - Benefícios da atividade física para Saúde Mental

UNISUAM - A Atividade física no controle do estresse

118 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.