ATIVIDADE FÍSICA x ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO


Irritabilidade, coração acelerado, agitação, sono irregular, sentimento de medo e pensamentos negativos…

Enquanto isso, isolamento social, família em polvorosa, notícias ruins, falta de concentração e muito trabalho a ser feito em home office. Essa quarentena não está sendo fácil, não é?


Calma, respira fundo! Há algo simples que pode ajudar muito a enfrentar esse período com a cabeça no lugar.


Você já ouviu falar que a atividade física faz muito bem para a saúde do corpo, combatendo doenças e aumentando a imunidade, mas você sabia que ela também ajuda na saúde psicológica?


A prática de atividade física ajuda a controlar o estresse, os sintomas de ansiedade e até da depressão.


Entenda como ela pode ajudar você nesse post.


Primeiro vamos explicar como se manifestam estes transtornos:


Estresse: estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbar a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas. O alto nível de estresse pode desencadear ansiedade e depressão.


Ansiedade: eles são caracterizados por uma sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento, que são muito desagradáveis e costumam ser provocados pela antecipação de um perigo ou algo desconhecido. As formas mais comuns de ansiedade são a ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e as fobias, e são muito prejudiciais tanto por afetar a vida social e emocional da pessoa, como por provocar sintomas desconfortáveis, como palpitações, suor frio, tremores, falta de ar, sensação de sufocamento, formigamentos ou calafrios, por exemplo, e pelo maior risco de desenvolver depressão ou vícios pelo álcool e medicamentos.


Depressão: A depressão é definida como o estado de humor deprimido que persiste por mais de 2 semanas, com tristeza e perda do interesse ou do prazer nas atividades, podendo ser acompanhada de sinais e sintomas como irritabilidade, insônia ou excesso de sono, apatia, emagrecimento ou ganho de peso, falta de energia ou dificuldade para se concentrar, por exemplo.


Você está sofrendo com sintomas como estes?


Você não está sozinho!


A ansiedade afeta milhões de pessoas no mundo de todas as idades. Segundo os dados da OMS do ano passado, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo: 18,5 milhões.

O estresse, antes da pandemia também já era preocupante. A ISMA-BR, mostrou em sua pesquisa de 2018 que 72% dos brasileiros no mercado de trabalho estavam frequentemente estressados.


A realidade, durante a pandemia, infelizmente piora. Segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, número de casos de depressão quase dobrou, enquanto os de ansiedade e estresse aumentaram 80%. A mesma pesquisa mostra que mulheres são as mais afetadas, especialmente as que somam o home office, com o cuidado dos filhos e da casa.


Em vista dessa demanda, a OMS recentemente declarou que serviços de saúde mental devem ser parte essencial de respostas ao coronavírus.


Como você pode ver, a saúde mental é algo muito sério e precisa de atenção!


Como enfrentar estes problemas?


Em primeiro lugar, se você está sofrendo tendo crises relacionadas a ansiedade e depressão, saiba que os órgãos públicos estão disponibilizando serviços de acolhimento psicológico online. Além disso, há serviços de saúde particulares que também atendem de maneira remota nessa quarentena.


A atividade física é muito indicada por especialistas para ajudar a evitar o agravamento, diminuir e aliviar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Esta prática libera substâncias que regulam as funções do organismo e atuam no cérebro com o aumento hormônios e neurotransmissores que promovem o bem estar e o controle de humor. Além disso, ajuda o corpo a reagir contra as substâncias que despertam o estresse, que podem levar à depressão.


"A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, há estudos que dizem que até podem curar doenças. É o hormônio do prazer. (...) Ajuda também nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal.”

[Plenamente - Clínica Multidisciplinar referência em Saúde Mental]



A sensação de prazer não se limita a hora exercício, ela traz efeitos positivos durante todo o dia. Ainda, a atividade física ajuda na regulação do sono, do apetite, da sensibilidade a dor, do ritmo cardíaco, aumenta a disposição, melhora a memória, a concentração e as funções intelectuais.

Viu só? Você precisa se exercitar!


Então, se o desânimo bater, não desista! Saiba que mantendo uma rotina de treinos, você terá dias muito melhores. Mesmo em casa, enquanto a quarentena não permite voltar às atividades mais adequadas a sua saúde e sua preferência, é importante criar hábitos de exercícios. Sabemos o quanto é difícil manter a rotina nessas condições e ainda com modalidades que não são tão motivadoras - afinal, quem ama e precisa da natação ou hidroginástica não as troca por nada. Este, porém, é um momento que precisamos ser mais fortes e enfrentar esse desafio! Cuidar da saúde não pode parar! Exercite-se!

Se você é aluno, está recebendo aulas gratuitas para fazer casa e não deixar seu corpo e sua mente adoecerem. Não falhe! Queremos ver você bem e estamos nos esforçando para te ajudar a enfrentar essa crise. Faça as aulas! São muito importantes para você!

Lembre-se também, que estamos à disposição para o que precisar!



FONTES:


EXAME - O Brasil é o pais mais ansioso do mundo segundo a OMS


ONU - COVID-19 and the Need for Action on Mental Health


UNIMED - Hábitos que ajudam a manter a saúde mental no trabalho


PLENAMENTE - Efeitos do exercício físico no cérebro a na saúde mental


PORTAL EDUCAÇÃO - A importância da atividade física na liberação de hormônios


JORNAL ESTADO DE MINAS - Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre estresse, ansiedade e depressão durante a pandemia



240 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.