Preciso fazer exercícios, mas sofro com dores. E agora?

Atualizado: 7 de Mai de 2019

Você evita fazer atividade física por causa das dores que sente? Então você precisa ler esse texto!


O exercício físico adequado pode trazer grandes melhorias para problemas nos joelhos, ombros, cotovelos, quadris, coluna, artrites, reumatismos, reabilitações de cirurgias ou traumas entre outras disfunções. Trabalhar o seu corpo da maneira correta, além de diminuir as dores, pode ajudar a recuperar movimentos e funções prejudicadas.



Qual é o exercício adequado para o meu problema?


Em primeiro lugar, procure seu médico e especialistas como ortopedistas e fisioterapeutas para entender a origem das suas dores.


Atividades como musculação, natação, pilates, funcional, hidroginástica entre outras, trazem grandes benefícios, mas o ideal é que você tenha recomendação de um profissional da saúde, conheça suas necessidades e restrições, pois seu corpo é único e especial.


É comum a quem sofre das articulações ou ossos, que seja recomendando a fazer uma atividade de baixo impacto, pois estas ajudam a fortalecer o corpo sem “forçar” as áreas frágeis. Além disso, trazem mais equilíbrio para o corpo, diminuindo a carga que você coloca sobre áreas machucadas através de melhora na postura, alinhamento e tonificação dos músculos, gerando uma melhor sustentação e consequente diminuição da dor.


Para simplificar, pense em sua dor como se fosse uma taça de vidro delicada, que você precisa transportar com cuidado, todos os dias, para onde quer que vá. Esse desafio vai ser bem mais fácil se você puder envolver a taça com algo que a proteja e colocá-la dentro de uma estrutura firme, que não a deixe balançar ou cair, como uma caixa. Nosso corpo é assim: precisa dos músculos envolvendo as articulações e uma boa estrutura para não fazer pressão em excesso em determinadas áreas. Precisa de equilíbrio! É isso que o exercício faz.



É isso que você está precisando? Nós podemos ajudar!


Depois de consultar um profissional da saúde para conhecer as suas particularidades, é hora de “pôr a mão na massa”. No nosso caso, pôr o corpo na água.


A hidroginástica é uma atividade que costuma ser indicada para tratar os problemas citados acima e diversos outros, pois é um exercício de baixo impacto para as articulações.


Conheça alguns benefícios que você pode obter com essa prática:


Mais força com menos esforço

Ao mesmo tempo em que a resistência da água ajuda no trabalho de força, a densidade suporta o corpo e impõe menos pressão sobre articulações e músculos. Assim, o exercício parece mais leve, com movimentos mais fáceis, quando na verdade há mais resistência que fora da água.


Vale ressaltar que baixo impacto não significa baixa intensidade. As aulas de hidroginástica podem ter intensidade alta, moderada e até leve, dependendo das necessidades individuais os movimentos serão adequados pelo professor.


Coração, circulação sanguínea e pressão.


Enquanto a água aquecida ajuda a reduzir a pressão arterial, a pressão da água ajuda na circulação sanguínea e diminui o inchaço das extremidades. Ainda, os exercícios ajudam na queima de gordura e regulação do colesterol. O resultado disso é um sistema circulatório mais saudável e com menos risco de infarto ou doenças coronárias.



Ânimo, autoestima e socialização.


Você vai suar e queimar calorias, mas vai amar isso. A ginástica dentro da água é acompanhada de músicas e ritmos divertidos, a temperatura da água contribui para diminuição do estresse e relaxamento da musculatura.


A hidroginástica traz resultados reais, melhora as funções cotidianas, promove mais disposição e qualidade de vida. Praticar atividade física promove estímulos bons para o cérebro, melhorando o humor e reduzindo os níveis de ansiedade e depressão. Estes são ótimos ingredientes para o aumento da autoestima.


Para completar, as aulas promovem a socialização, que além de deixar tudo mais agradável trazem ótimos ganhos sociopsicológicos.



Retarda os sintomas de envelhecimento


Com o passar dos anos, é comum o organismo ir apresentando sintomas de dor e desgaste. Mas saiba que é possível retardar essas dificuldades e até recuperar muitas funções já perdidas.


A hidroginástica trabalha contra esse desgaste, estimulando o organismo a retardar e amenizar tais sintomas. Ela ajuda a evitar o enfraquecimento muscular com atividades de força e aumento de massa magra, que por serem imersas, protegem as articulações machucadas. A ginástica na água traz melhoras na flexibilidade, facilitando os movimentos, melhorando a coordenação motora e estimulando o equilíbrio.


O resultado disso tudo é visível no dia a dia, com mais firmeza e menos quedas.



Para concluir, fica o aviso: VIVER COM DORES NÃO É NORMAL. Você não precisa aceitar conviver com sofrimentos e limitações se puder tratá-los. É possível ter mais qualidade de vida sim! Não desanime.


#hidroginástica #saúde #qualidadedevida

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