5 dicas para melhorar o seu desempenho na natação

Atualizado: 4 de Jul de 2019

A natação, seja como esporte, segurança aquática, condicionamento físico ou saúde, tem algo em comum: ela conduz o aluno à evolução.


Você também está buscando evoluir na piscina?

Saiba que além da técnica há importantes aspectos que podem ajudar o seu treino a ser muito mais efetivo.



Confira essas 5 dicas básicas:


1. INSTRUTOR HABILITADO


Para ter um bom desenvolvimento na natação é essencial ter como professor um profissional habilitado. Mais do que saber nadar ou até ser um atleta profissional, para ministrar uma aula é indicado que o seu instrutor tenha formação em Educação Física e seja credenciado (CREF).


O ensino desse esporte vai muito além da técnica, por isso é importante que o professor domine o conhecimento do trabalho motor e fisiológico, para assim, conduzir você a alcançar os resultados específicos da natação, sempre evitando lesões e frustrações.


Além disso, um profissional qualificado aplica um cronograma de objetivos e vai conduzindo o aumento de dificuldade técnica de maneira gradativa, de acordo com o nível de desenvolvimento do aluno, de maneira personalizada.


2. AMBIENTE ADEQUADO


Praticar num ambiente apropriado para a natação, com água límpida e temperatura propícia, é indicado tanto para iniciantes quanto para alunos avançados.


Treinar em águas turvas, como as de rios, pode dificultar a visibilidade e consequentemente prejudicar o direcionamento do nadador. O treino em rios é mais apropriado para atletas que já dominam as técnicas dos nados e tem condicionamento avançado.


A temperatura ideal para a natação adulto em seus níveis gerais fica entre 26°C e 32°C, sendo que para os treinos de maior condicionamento e competição, as temperaturas mais baixas são mais efetivas.


3. MANTER A FREQUÊNCIA


Manter a assiduidade é o que gera progresso no treino, pois o aluno frequente é capaz de lembrar as técnicas ensinadas na aula anterior e repeti-las na próxima aula, acrescentando as novas cobranças.


O condicionamento do nadador também melhora com sua frequência, e esse avanço físico contribui para a melhor execução da técnica. Vale lembrar, que essa evolução é gradativa, pois o corpo busca, pouco a pouco, superar o desafio proposto. Se ele passa um tempo sem ser estimulado, vai utilizar a sua energia muscular e capacidade cardiopulmonar apenas para as tarefas diárias, e esse desuso provoca a perda de condicionamento.


Assim, ser faltante não só barra o desenvolvimento como também leva a um regresso. Na próxima aula, em vez de evoluir do ponto onde você parou, seu corpo vai precisar recomeçar a tarefa.


4. ATENÇÃO ÀS DICAS DO PROFESSOR


Preste atenção às dicas do seu professor. Mais do que ouvir o que deve ser feito, observe como seu instrutor explica e demonstra os detalhes da técnica antes de executá-la. Isso ajuda com que você possa tirar o movimento da mente e aplicá-lo na coordenação e na musculatura.


Se não entender a explicação, não tenha vergonha de perguntar quantas vezes forem necessárias. Não saia sem entender, pois ao executar repetitivamente um movimento errado, você pode automatizar a técnica incorreta. Uma vez que isso acontece, desfazer esse hábito para reaprender de forma correta é muito mais difícil do que aprender um movimento do zero.


5. EQUIPAMENTO ADEQUADO


Um equipamento de nado adequado pode ajudar no seu desempenho. A touca, os óculos e a roupa de banho devem ser confortáveis como se fossem parte do seu corpo. Eles não devem causar nenhum tipo de incômodo ou lembrança durante a aula, do contrário, isso pode roubar a sua atenção quando você precisar se concentrar na técnica.


Óculos - Os óculos de natação devem estar limpos e transparentes, ajustados ao rosto de maneira firme, mas sem pressionar em excesso. É interessante que o modelo dos óculos seja adequado ao formato do seu rosto, para isso, você pode obter orientação em lojas especializadas em esportes. Lave os seus óculos apenas com água e nunca use sabão ou detergente. Quando a lente está embasada, a higiene é feita com um óleo específico ou semelhantes.


Touca - A touca precisa ser do tamanho adequado, não pode apertar de maneira desconfortável, mas também não deve sair da cabeça durante a aula. Para atletas de rendimento é interessante que a touca seja de silicone para fazer uma “flecha” com a água, diminuindo o atrito.


Sunga/Maiô - As roupas de banho não devem ser largas ou decotadas para não tirar a sua concentração. Em caso de timidez, há peças mais longas, contudo é importante que sejam coladas, pois uma roupa que permite entrada de água, gera atrito e prejudica o nado e o trabalho de condicionamento.


Muito bem! Superados esses pontos básicos, você terá um treino muito mais efetivo e consequentemente, uma evolução muito maior. #dicas #natação #nataçãoadulto #treino #desempenho #desenvolvimento #evolução

90 visualizações
ARENA CLUB SARANDI

(44) 3042-1517

(44) 99821-2239

Rua Vereador José Fernandes, 1018

Jardim Panorama - Sarandi, PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
ARENA CLUB LONDRINA

(43) 3336-1117

(43) 99941-7158

Rua Professor Júlio Estrella Moreira, 860 - Lago Parque, Londrina - PR.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© Arena Club.