20 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA SUA SAÚDE FÍSICA

A natação é uma atividade física muito prazerosa. Não tem como negar!

Água na temperatura ideal, sensação de relaxamento do corpo e da mente, o entusiasmo de aprender algo novo ou superar os próprios limites. Nadar é bom demais!


Para melhorar, a natação é repleta de vantagens para a saúde. Conheça 20 benefícios que este esporte pode trazer para sua vida!



1. CONTRA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS


Alergia e doenças como bronquite e asma podem obter melhoras significativas com a natação. É muito comum asmáticos receberem indicação médica para natação como forma de tratamento, conseguindo diminuição das crises e até a cura.


Isso acontece pela união de importantes fatores: as propriedades da água, os movimentos realizados nos nados e a umidade do ambiente. As propriedades da água como o empuxo e a pressão hidrostática influenciam positivamente o processo de inspiração e a expiração ao estimular o fortalecimento muscular e impulsionar a expiração. Enquanto isso, os movimentos realizados na natação ampliam e fortalecem a musculatura da caixa torácica, potencializando o trabalho dos pulmões, como também fortalecem a região abdominal, melhorando a respiração diafragmática. Por fim, o ar quente e úmido do ambiente aquático tem efeitos semelhantes a uma vaporização, combatendo a secura das vias nasais e ajudando a evitar crises asmáticas e alergias respiratórias.


Leia também: Natação no inverno x problemas respiratórios.


Curiosidade: Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história da natação, começou a nadar como forma de tratar sua asma.



2. PREVINE E AJUDA A COMBATER GRIPES E RESFRIADOS


Assim como no caso de doenças respiratórias, a natação previne e alivia os sintomas gripes e resfriados. O ar quente e úmido do ambiente aquático atua de forma semelhante a uma vaporização, umedecendo as vias nasais e facilitando a respiração. Além disso, os exercícios de respiração e os movimentos dos nados ajudam no processo de expectoração.


Nota importante: Em tempos de Covid-19, não saia de casa se sentir algum sintoma de gripe ou resfriado e procure atendimento médico se tiver febre.



3. DIMINUIÇÃO DE DORES MUSCULARES E ARTICULARES


A natação promove o alongamento e relaxamento da musculatura, aliviando as dores musculares. Ela também auxilia no fortalecimento muscular sem forçar as articulações, por ser um exercício de baixo impacto. Isso ajuda a tratar problemas osteoarticulares ao fortalecer a estrutura do corpo e evitar novos desgastes, como também atua na correção postural, resultando na diminuição das dores.


Leia também: Preciso fazer exercícios, mas sofro com dores. E agora?



4. FORTALECE A MUSCULATURA


Essa atividade física trabalha todos os grupos musculares através de seus diferentes nados, fortalecendo o corpo como um todo com baixo impacto para as articulações.


Quando o objetivo é hipertrofia, a natação não é a mais indicada para resultados rápidos, contudo é uma excelente aliada da musculação para obter o melhor potencial.


Nadar é indicado para todas as idades e condicionamentos, oferecendo benefícios do desenvolvimento motor de bebês até a conservação da saúde da terceira idade, prevenindo desgastes do corpo e ajudando a prolongar a vitalidade.


Leia também: Natação e Musculação



5. RELAXA A MUSCULATURA


O ambiente aquático deixa o corpo livre para realizar movimentos que não são possíveis ou fáceis em ambiente terrestre. Os exercícios da natação se utilizam de toda essa amplitude de movimento, realizando alongamentos eficientes e relaxando a musculatura. Ainda, temos as propriedades da água como aliadas para o relaxamento, pois a pressão e o atrito promovem uma espécie de massagem em todo o corpo. Dessa forma, você pode realizar uma aula que além de fortalecer o corpo, o deixará relaxado.



6. MELHORA A POSTURA


A prática de atividade física auxilia no fortalecimento muscular, a natação em especial, é eficiente no exercício da musculatura do centro do corpo (O CORE), responsável pela sustentação e manutenção da postura. Ainda, por ser praticada na horizontal ajuda a manter a postura com mais facilidade durante todo o treino, enquanto trabalha a força abdominal e o alongamento. Quem sofre com dores advindas de problemas posturais, pode obter alívio e correção através da natação. Essa atividade é comumente indicada por médicos e fisioterapeutas para auxiliar no tratamento de casos de lordose, escoliose e cifose.



7. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA


A natação melhora a circulação sanguínea, pois amplia a capacidade cardiorrespiratória, impulsiona a distribuição sanguínea com artérias mais fortes e também utilizando da pressão da água para melhorar o retorno venoso.



8. REDUZ INCHAÇOS


Os inchaços ou edemas são ocasionados pela retenção de líquidos e causam muito desconforto. A prática de atividade física estimula a circulação sanguínea e ajuda na redução desses edemas. A natação, em especial, é ainda mais benéfica, pois a pressão da água e a posição do exercício favorece muito o retorno venoso, sendo grande aliada contra edemas. Gestantes, pessoas que sofrem com obesidade e problemas nas articulações têm grande benefício com atividades aquáticas, pois elas ajudam na diminuição de edemas com baixo impacto para o corpo.



9. RECUPERAÇÃO ATIVA DE LESÕES E MICROLESÕES


Praticantes de musculação e amantes de esportes de impacto como Crossfit, corrida e lutas podem sofrer com lesões ou microlesões na musculatura. A natação ajuda no processo de recuperação muscular através da melhora na irrigação dos tecidos e relaxamento muscular. Essa recuperação acontece de forma ativa - em atividade física - sem sofrer com impacto nas regiões machucadas.


Leia também: A NATAÇÃO POTENCIALIZA O RENDIMENTO



10. MELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA


A natação exige um grande esforço do corpo e do cérebro para observar, assimilar e reproduzir movimentos complexos, que não são comuns no cotidiano. Esse esforço do cérebro em assimilar novos gestos e a consciência corporal adquirida na natação acabam sendo refletidas fora da piscina também, melhorando os movimentos corriqueiros.



11. PERCEPÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL


Além do desenvolvimento da coordenação motora, a natação vai exigir do corpo e do cérebro noção de espaço e tempo. Assim, a orientação espacial, a lateralidade (direita/esquerda) e o controle do ritmo ficam mais fáceis fora da água também.


Leia também: Nado Peito: um desafio que traz saúde para o corpo e para a mente


12. AMPLIA A FLEXIBILIDADE


A flexibilidade está ligada a elasticidade dos músculos e associada à mobilidade das articulações. Na água é possível realizar movimentos com mais facilidade e amplitude, permitindo um alongamento eficiente em ambiente seguro, enquanto trabalha a musculatura em força e ainda promove o relaxamento.


Os movimentos da natação estão constantemente exigindo flexibilidade para aplicação de força e alinhamento corporal na água. O treino constante amplia essas capacidades ao ensinar o corpo a aplicar melhor a energia e aumentar a velocidade para potencializar o nado.



13. MELHORA O EQUILÍBRIO


O equilíbrio é definido como a capacidade de manter a posição do corpo sobre sua base de apoio, ou seja, manter a postura mesmo quando este é colocado em posições diferentes.


A combinação dos diferentes nados oferecem treino de força para os diferentes grupos musculares, atuando no fortalecimento do corpo inteiro e facilitando a sustentação e a postura.


No meio aquático, ainda, há vários estímulos que contribuem para o melhora do equilíbrio, como a ausência de apoio fixo, o deslocamento simultâneo de braços e pernas, o posicionamento horizontal do corpo, a influência da gravidade, da pressão hidrostática, da respiração e o aperfeiçoamento da consciência corporal. Também são estimulados importantes aspectos sensoriais, capazes de fornecer informações sobre o posicionamento do corpo através da pele, das articulações e dos sensores vibratórios.



14. AUMENTO DA DISPOSIÇÃO


A prática de atividade física regular é capaz de aumentar a disposição ao ampliar a capacidade cardiorrespiratória, pois o corpo se torna capaz de respirar mais e melhor, absorvendo maior quantidade de oxigênio e distribuindo pelo corpo através de um sistema circulatório mais saudável. O coração bem treinado e também é capaz de se recuperar mais rápido após o esforço, ou seja, volta ao estado normal com maior eficiência. Assim, o corpo tem melhor aproveitamento de energia e resistência, prolongando a disposição.



15. QUEIMA CALÓRICA


Nadar é uma atividade que tem alta queima calórica. Pode ser eficiente na manutenção do peso corporal e diminuição dos níveis de gordura. Por ser uma atividade muito prazerosa, é ó