15 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Você sabia que a prática da natação traz inúmeras vantagens para a vida de crianças e adolescentes? Para você conhecer melhor, neste post, trouxemos 15 importantes benefícios da natação para saúde física, mental e comportamental dos jovens.




1. SAIR DO SEDENTARISMO

Praticar uma atividade física regular é importante para todas as idades. Muitas crianças e adolescentes passam muito tempo sentados, jogando, assistindo vídeos, ou até mesmo lendo, não desempenhando a movimentação necessária durante o dia e impactando negativamente na saúde. A natação é uma atividade física adequada e prazerosa, o que motiva o jovem a ser frequente e mais participativo Assim, é possível evitar as doenças causadas pelo sedentarismo.


2. MELHORA A IMUNIDADE

As aulas de natação regulares ajudam a regular as funções do organismo como um todo e aumentam a imunidade, diminuindo a ocorrência de gripes, resfriados, crises alérgicas, viroses e outras correlacionadas. Também é uma grande aliada no tratamento de asma, bronquite e rinite, diminuindo significativamente as crises e podendo até ajudar na recuperação total da doença com o passar do tempo.


3. REGULAÇÃO DO SONO

O sono é essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente. É nessa fase também que o gosto por jogos e até as redes sociais acabam atrapalhando a hora de dormir, acarretando em sono insuficiente e deixando-os sonolentos durante o dia inteiro. Nadar contribui para a regulação do sono, ajudando o jovem a sentir sono mais cedo e a dormir com mais qualidade.


4. REGULAÇÃO DO APETITE

Além de regular o sono, praticar natação também ajuda na regulação do apetite. O sono desregulado muitas vezes prejudica a sensação de saciedade no cérebro, interferindo na alimentação. Crianças e adolescentes que sofrem com sobrepeso são beneficiados com a adequação da sensação de saciedade e também com o gasto calórico da atividade. Ainda, o esforço da natação ajuda a aumentar a fome dos jovens que fogem do prato.


5. GASTAR ENERGIA

Muitas crianças e até adolescentes são excessivamente agitados, ansiosos e impacientes. Nadar ajuda a aplicar essa energia acumulada de forma saudável, além de aliviar a ansiedade e aliviar o estresse. Jovens com TDAH são muitos beneficiados com a prática de natação.


6. COORDENAÇÃO MOTORA

Os exercícios praticados na natação ajudam no desenvolvimento e melhora da coordenação motora e também da noção espacial. Crianças com essas habilidades bem desenvolvidas se tornam adultos mais ágeis fisicamente.


7. CORREÇÃO POSTURAL

Muitas crianças sofrem com problemas posturais e desvios desde o nascimento, outras vão desenvolvendo uma postura inadequada devido aos seus hábitos. A natação ajuda a corrigir a postura desde cedo, evitando agravamentos e danos futuros.


8. ESTIMULA O RACIOCÍNIO

Os exercícios realizados na natação ampliam a capacidade cardiorrespiratória e estimulam muito a oxigenação do cérebro, ampliando as capacidades cognitivas e acelerando o raciocínio.


9. CONCENTRAÇÃO

Os movimentos desempenhados na natação exigem novos aprendizados e levam ao desenvolvimento da concentração para desempenhar habilidades mais complexas. Como resultado, a atividade estimula o cérebro a ampliar a capacidade de concentração também para outras atividades.


10. SOCIALIZAÇÃO

As aulas de natação promovem a socialização. As crianças e adolescentes podem interagir com outros da mesma faixa de idade, aprender a cooperar, dividir, competir saudavelmente e desenvolver laços de amizade. Nesse ambiente educacional e de aprendizado de valores, os jovens podem interagir com outros com objetivos semelhantes de evolução pessoal e obter inspiração e incentivo dos professores e alunos mais velhos.


11. ESFORÇO E DISCIPLINA

O esporte como ferramenta de educação é um ótimo meio para incentivar e desenvolver valores de enorme importância para a vida. Através da natação, o jovem é estimulado a ter disciplina para alcançar os próprios objetivos, criando a consciência de que seu resultado depende do seu esforço e dedicação. Suas pequenas conquistas ajudam a reforçar seus hábitos positivos e a levar este empenho para outras áreas da vida.


12. RESPEITO

Através do esporte, o jovem é incentivado a respeitar a si e aos demais. O processo de autoconhecimento presente na prática esportiva ajuda a criar consciência das próprias capacidades e limites. Enquanto isso, a vivência com a diferença e o reconhecimento da igual dignidade e esforço dos demais, ajudam a respeitar o outro em seus valores, características e evoluções pessoais.


13. AUTOCONFIANÇA E AUTONOMIA

As habilidades e a autonomia adquiridas nas aulas de natação, ajudam as crianças a ficarem mais confiantes, dentro e fora da piscina. O desafiar-se e superar-se sempre presentes na natação, ajudam no desenvolvimento de uma autoimagem mais positiva. Essa mudança fica ainda mais evidente em jovens que têm limitações motoras ou problemas com o peso, pois o meio aquático possibilita maior amplitude de locomoção, desenvolve a movimentação, combate a obesidade e fortalece a musculatura.


14. ESTIMULA BONS HÁBITOS

Crianças que adquirem bons hábitos de atividade física desde cedo, crescem adultos mais saudáveis e bem dispostos. Além das capacidades físicas, o esporte na infância também ajuda a desenvolver adultos mais motivados, disciplinados e resilientes.


15. DIVERSÃO

Nadar é divertido e melhora o humor! Crianças e adolescentes preferem atividades prazerosas, dinâmicas, que trazem motivação e também socialização. A natação é querida por muitos jovens e este é um benefício que impacta diretamente na permanência e frequência. A assiduidade nas aulas de natação é fonte de alegria e saúde para a vida.


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* Na Arena Club Londrina, a Natação Infantil atende crianças a partir de 9 anos.